Quando a criança não quer estudar: como os pais podem lidar com a situação?

É preciso entender a real causa do problema e dialogar com a escola para buscar uma solução; psicóloga do Colégio Anglo dá dicas de como a família pode ajudar o filho ou filha

O processo de aprendizagem, além da interação entre professores e alunos na sala de aula, está diretamente relacionado à curiosidade e ao interesse em buscar novos conhecimentos e à dedicação aos estudos. O fato de a criança não querer estudar ou fazer as tarefas de casa, em geral, é um motivo de preocupação para os pais. Para lidar com essa situação, no entanto, é preciso entender as causas do problema.

“Alguns motivos podem levar a criança a se afastar do estudo, como a falta de interesse ou de compreensão do conteúdo. Ele pode não ver sentido naquilo que está aprendendo ou não estar entendendo o que está sendo ensinado. Se ela não resolver as possíveis dúvidas que surgem, por exemplo, ela pode se sentir perdida em relação às matérias”, diz Priscila Wuó de Souza, psicóloga do Colégio Anglo, em São Paulo (SP).

Segundo ela, outra razão pode estar associada a algum transtorno de aprendizagem, como déficit de atenção, discalculia e dislexia, ou ainda a alguma questão física, como um problema de audição ou de visão. Esses fatores dificultam a compreensão e, consequentemente, geram desinteresse.

Estar enfrentando alguma questão emocional é outra possibilidade. Separação dos pais, desentendimentos familiares, dificuldade de relacionamento com os colegas da escola ou mesmo com os professores, muitas vezes, desviam a atenção dos conteúdos escolares.

A psicóloga ainda destaca que, neste momento, também deve ser considerada a situação da pandemia, que privou as crianças do contato físico com seus colegas e professores. “Ir para a escola implicava em aprender conteúdos, muitas vezes difíceis, mas também em brincar com os colegas, trocar experiências e se divertir. Tudo isso ficou muito restrito no ensino remoto. As trocas agora são através das telas e sempre mediadas pelos professores.”

Frente a essas possibilidades, é importante que os pais estejam presentes e acompanhem a vida escolar de seus filhos, para que qualquer alteração no comportamento da criança possa ser identificada logo no início. “Além de conversar sempre com o seu filho ou filha, a família deve dialogar com os profissionais da coordenação pedagógica ou da orientação educacional do colégio. Em muitos casos, a escola percebe, antes mesmos dos

pais, que há alguma questão com a criança e junto com a família pode descobrir o melhor caminho para lidar com isso — seja uma orientação, um encaminhamento para algum especialista, como psicólogo ou fonoaudiólogo, ou mesmo aulas particulares.”

Orientações aos pais

Priscila dá dicas de como os pais podem ajudar as crianças a lidarem melhor com os estudos. Confira:

– Organize, junto com a criança, os horários de estudo dela. Saber em que hora deverá fazer cada atividade lhe dá segurança para que não se perca com tudo o que precisa fazer.

– Defina um local para a criança estudar. Isso também a auxilia na organização.

– Explique a necessidade que todos temos de fazer coisas das quais não gostamos em algum momento.

– Mostre a ela que muito do que é aprendido na escola já pode ser usado no dia a dia. Dê

exemplos para que ela possa entender isso.

– Fale que você entende que ela não gostaria de estudar naquele momento, mas que

estudar é necessário. Muitas vezes, o caminho para aprender não é muito tranquilo e

prazeroso, mas a satisfação de conquistar algo em decorrência dos  estudos é

muito recompensadora. E que não estudar também terá consequências, como notas baixas e reprovação.

– Exija do seu filho apenas o que ele pode cumprir com a idade que tem. Por exemplo, não

se pode exigir de uma criança que acabou de aprender a escrever que tenha uma letra

perfeita.

– Esteja sempre disposto a escutar e a ajudar o seu filho. Assim, quando ele tiver algum

problema em relação aos estudos, saberá que pode contar com você.

– Participe da vida escolar. Frequente as reuniões e mostre que você tem interesse pela escola. Como a criança também aprende por observação, ela vai entendendo a importância que a escola tem.

– Sempre incentive e valorize o esforço e a dedicação de seu filho.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *