Ansiedade pré-prova: dicas de como lidar com a situação de forma positiva

Sentimento pode estar relacionado à cobrança pessoal, dos pais e mesmo da escola; autor do Anglo dá orientações de como se preparar para as avaliações e ter mais serenidade

Ao se aproximar das datas de provas, é comum os alunos do ensino fundamental — e não só os vestibulandos — sentirem uma certa ansiedade e insegurança em relação ao seu desempenho nos exames.

“Essa ansiedade está relacionada à sensação de aflição, receio ou agonia, sem causa aparente, o que remete a outro sentimento, que é o medo. Ele pode ser definido como uma expectativa negativa diante de uma sensação desagradável e da possibilidade de fracasso. Talvez isso explique muito do que os alunos sentem. Tudo vai depender de como a escola, os pais e os professores lidam com o tema”, diz Diego E. Campos Oliveira, autor de geografia do Sistema Anglo. A seguir, o autor dá algumas dicas de como os alunos podem contornar essa situação. Confira:

Rotina de estudos

Ao estudar um pouco por dia, o estudante vai se sentir mais confiante em relação aos conteúdos e terá tempo para esclarecer possíveis dúvidas com o professor.

Local adequado e bem iluminado

Sentar-se à mesa facilita a organização e a realização de anotações em cadernos ou apostilas. Um local bem iluminado também favorece a leitura e diminui a sensação de cansaço, especialmente ao final de um período um pouco mais longo de estudos.

Atividades físicas

Jogar bola com os amigos ou praticar natação e artes marciais, entre outros esportes, além de contribuir para a saúde, ajuda a relaxar. Essas atividades também permitem o convívio com outras pessoas, aliviando a tensão dos estudos.

Beber água e dormir bem

A água é fundamental para o nosso corpo. Quando o estudante se sentir cansado ou não conseguir estudar determinado assunto, ele pode fazer uma pausa e beber um copo de água. Isso vai ajudar a hidratar e a oxigenar o cérebro. Além disso, uma boa noite de sono auxilia as diversas áreas da mente a organizar as ideias e a registrar aquilo que foi aprendido ao longo do dia.

Autoconhecimento

É importante que cada um descubra de que maneira estuda melhor: alguns precisam de silêncio, outros gostam de ouvir música para se concentrar. Há também aqueles que preferem fazer anotações, grifar os textos que estão lendo ou, ainda, ler em voz alta para compreender melhor os conteúdos. “E você, como se concentra e registra melhor o que está estudando?”, questiona e conclui o autor.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *