Procrastinação: dicas para não postergar os estudos e manter a motivação para aprender

Postura proativa, planejamento e constância na resolução de exercícios, na leitura de textos e na participação durante as aulas são essenciais para o aprendizado

Procrastinar significa postergar, transferir uma tarefa para depois, retardar a realização de algo que precisa ser feito. Quando a procrastinação se torna uma prática frequente, ela diminui a produtividade e a qualidade dos resultados esperados.

“Uma antiga canção afirma que ‘quem sabe faz a hora, não espera acontecer’ e, em relação aos estudos, isso também é uma verdade. Quando nos organizamos, o que pressupõe planejamento, foco e constância no trabalho, os objetivos desejados tendem a ser gradativamente alcançados”, diz Vagner Augusto Silva, autor e professor de geografia do Sistema Anglo de Ensino.

Augusto ressalta que, nos estudos, a procrastinação costuma resultar em pressa e frustração. “Pressa em alcançar a meta determinada e, quando ela não é atingida no intervalo de tempo estabelecido, surge a frustração e, consequentemente, o desânimo.”

Ele faz uma analogia com o esporte, considerando que estudar tem muitas semelhanças com uma corrida de longo percurso. “Nessa modalidade, é fundamental não se desesperar logo na largada. Se agir assim, o atleta rapidamente ficará exausto e terá que abandonar a competição. O melhor é manter um ritmo forte, porém dentro de seus limites, convicto de que cada passo dado permite estar mais próximo da linha de chegada”.

“Nos estudos, a postura deve ser a mesma: o mais importante é a constância no aprendizado, na resolução dos exercícios, na leitura dos textos indicados e na participação durante as aulas. Dessa forma, o conhecimento será construído de forma sólida e permanente”, compara.

Para o estudante não postergar na hora dos estudos e manter a motivação para aprender, ele sugere alguns caminhos:

Cobre-se na medida certa. Isso significa realizar uma autocobrança de empenho e não de resultados. “Os resultados virão com o tempo, alavancados por uma postura adequada frente aos estudos”, afirma.

Estabeleça metas possíveis. Não adianta querer abraçar o mundo, ou seja, tentar em pouco tempo realizar tarefas hercúleas. Trace pequenos objetivos na direção de sua meta maior. Cada pequena vitória alcançada deve ser reconhecida e comemorada. “Quem sabe dar valor às pequenas metas atingidas, também saberá dar valor ao alcançar seu maior propósito”, destaca o professor.

Faça um planejamento. Comece o dia sabendo o que será estudado e quais aulas e tarefas serão realizadas. “Planejar o seu tempo é fundamental. Que horas acordar? Quanto tempo estudar? Que momento descansar? Essas são perguntas que devemos responder quando começarmos o dia. Ter esse comportamento traz uma sensação de maior controle sobre a situação, reduzindo possíveis frustrações”, orienta.

Cuide da sua saúde física e mental. “Mente sana in corpore sano”: a citação latina indica que uma mente equilibrada tem relação direta com um corpo saudável. “Portanto, siga essa antiga lição. Alimentação adequada, boas horas de sono, atividades físicas e lazer na medida certa promoverão melhores rendimentos nos estudos”, finaliza o autor.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *