Redes sociais: aliadas ou vilãs no dia a dia dos alunos?

As notificações ao longo do dia podem prejudicar a concentração e o foco nas atividades que precisam ser feitas

Quando chega uma nova notificação das redes sociais no celular, é comum que os estudantes parem tudo o que estão fazendo para conferir o que é, afinal, pode ser algo relevante. O problema começa quando essas notificações se multiplicam, interrompendo um momento de concentração, uma tarefa ou mesmo um raciocínio importante. Por isso, é fundamental saber a hora de dar uma pausa nas redes sociais.

Bárbara Souza, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo, explica que o primeiro ganho de reservar um tempo para ficar longe das telas como um todo é aumentar as chances de interação física com as pessoas mais próximas, geralmente familiares. Além disso, é importante dar um tempo tanto do excesso de luz e estimulação visual, quanto do excesso de informações que chegam no celular. 

“Não podemos esquecer também que as redes sociais refletem as imagens construídas pelas pessoas em seus perfis e, em geral, o que é apresentado são apenas os aspectos positivos do dia a dia. Quem fica acompanhando as redes sociais por tempo prolongado pode confundir a ‘vida real’ com a ‘virtual’ e sentir-se mal consigo e a própria vida por não serem ‘como’ aquelas que vê nas telas.” 

Em relação aos estudos, as redes sociais podem impactar diretamente o desempenho e a concentração. Por isso, desativar notificações durante o processo de aprendizagem é outra estratégia valiosa. As frequentes interrupções tiram a atenção daquilo que estava sendo feito e para retornar ao mesmo nível de atenção e concentração gasta-se um tempo precioso.

Com a pandemia e as consequentes aulas no ambiente online, outra dica é tomar algumas precauções em relação aos alertas do computador, desativando-os sempre que possível. “A diminuição da quantidade de informações, dos efeitos pop-up’s e das propagandas abrindo na tela favorece o foco, pois a cada novo estímulo disparado, a atenção pode ser deslocada para ele”, explica Bárbara.

Mas vale ressaltar que as redes sociais não são apenas vilãs e é possível usá-las a favor dos estudos. “As redes sociais, especialmente durante a pandemia devido ao isolamento físico entre as pessoas, são um bom recurso para manter os contatos pessoais e possibilitar a formação de grupos para estudar conjuntamente”, diz Bárbara. Os perfis que são seguidos também podem ser estratégicos, pois permitem manter-se atualizado em relação a temas contemporâneos, acompanhar o que acontece no mundo ou fazer uma pesquisa rápida sobre um tema.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *