Fazer pequenas pausas durante os estudos traz benefícios para a saúde mental

Dedicação é fundamental para um bom desempenho escolar, mas é preciso definir alguns limites 

Passar horas sentado lendo um conteúdo complexo, realizar dezenas de exercícios em uma tarde e fazer tarefas de diversas disciplinas… sem dar uma pausa. Será que esse tipo de estratégia vale a pena? Dedicar-se aos estudos com disciplina e foco pode impactar o desempenho escolar de uma maneira muito positiva, mas é importante tomar alguns cuidados. 

Segundo Mayra Temperine, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP), ao estudar muitas horas sem pausa, o aluno pode estar deixando de lado aspectos da saúde física e mental, além de possivelmente negligenciar suas relações com familiares e com os amigos. Tudo isso pode levar a um cansaço ou desgaste muito grande, propiciando o aumento do estresse, ansiedade ou até mesmo Burnout. 

“A causalidade não é necessariamente direta, mas se o estudante está se cobrando para ter uma rotina muito intensa, já pode haver aí uma preocupação com resultados e possíveis fracassos, e as consequências disso podem, sim, ser o desenvolvimento de transtornos psicológicos.”

A psicóloga explica que é importante o aluno respeitar seus limites e não forçar o estudo quando se sente mentalmente esgotado. Ao exagerar, ele corre ao menos dois riscos: o de não aproveitar bem o que está estudando naquele momento e o de não conseguir se dedicar depois, justamente por ter ido além do que podia, comprometendo os estudos futuros. 

“A pausa, apesar de parecer um mau uso do tempo, possibilita que, ao retornar ao estudo menos esgotado, o aluno tenha mais condição de compreender e se aprofundar na tarefa do que teria se não tivesse dado um respiro”, explica Temperine.

Mas, afinal, quando é a hora de parar? Se o aluno percebe que está divagando, que precisa reler várias vezes o mesmo trecho para conseguir entendê-lo ou mesmo passa a cometer erros “bobos” por falta de atenção, pode ser o momento de fazer uma pausa. E é importante lembrar que isso não significa parar de fazer a atividade que estava tentando e permanecer sentado, mexendo no celular… é necessário levantar-se, caminhar um pouco, comer e hidratar-se e deixar de olhar para telas.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *