O Ensino Médio é uma etapa desafiadora da Educação Básica. Com a qualidade estagnada há quase 10 anos, mais de 70% dos estudantes não sabem o suficiente de matemática e português ao fim do segmento de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Além disso, essa é a etapa que mais sofre com a evasão escolar. Para isso, um Novo Ensino Médio se fez necessário.
O Novo Ensino Médio está previsto no Plano Nacional de Educação desde 2014. Seu surgimento deve-se às mudanças recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Sendo uma resposta às novas necessidades dos jovens, as escolas têm até 2022 para implementar todas as novidades do segmento. Para te ajudar a entender cada uma delas, preparamos este artigo com os principais pontos da reforma. Confira!
O que muda no Novo Ensino Médio?
Previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) desde 2014, o Novo Ensino Médio busca garantir que os estudantes saiam da escola preparados e com conhecimentos que se adequem aos seus objetivos. Ele pretende considerar a trajetória de vida e os objetivos dos jovens, além de trabalhar o conhecimento com significado. Isso porque, parte dos jovens não compreendem a aplicabilidade do que aprendem na escola e com isso, acabam desmotivados. A espinha dorsal do Novo Ensino Médio é o protagonismo juvenil, que estimula a tomada de decisões e a responsabilização por elas.
Assim, no Novo Ensino Médio a forma com que o conhecimento é ofertado se modifica. Atualmente o segmento se caracteriza por aulas meramente expositivas e pouco flexíveis. Assim, o Plano Nacional de Educação em 2014 alguns objetivos nortearam sua elaboração, sendo eles:
- Incentivo ao protagonismo dos alunos;
- Construção de um projeto de vida paralelo aos estudos;
- Desenvolvimento de responsabilidade e autonomia nas suas escolhas.
Além disso, o segmento passa a ser dividido em duas partes: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.
Formação Geral Básica
A Formação Geral Básica é estruturada com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e diz respeito ao currículo do segmento. Essa parte é comum a todos os estudantes, e estabelece os componentes curriculares que devem ser expostos para que a formação básica esteja completa ao fim do Ensino Médio.
Itinerários Formativos
Os Itinerários Formativos são a grande novidade do Novo Ensino Médio. Eles funcionam como trilhas que encaminham os alunos para os seus objetivos e devem levar em consideração as trajetórias e destinos distintos de cada um dos discentes e suas famílias. Esse caminho é traçado em conjunto com a escola, já que estamos falando de pessoas muito jovens e que precisam de orientação.
Desse modo, o Projeto de Vida é um dos pilares da reforma do Ensino Médio, e é através dele que a escola deve traçar estratégias para orientação vocacional-profissional dos alunos. É exigido que sejam destinadas um mínimo de 1.200 horas para os Itinerários Formativos e é preciso que os alunos possam escolher entre as possibilidades ofertadas pela escola.
Projeto de Vida dos estudantes
Segundo a BNCC é importante valorizar a diversidade de vivência dos jovens, com suas múltiplas realidades, e assim apropriar-se de conhecimentos que possibilitem a compreensão do mundo do trabalho e assim alinhar suas escolhas ao seu Projeto de vida. Isso deve acontecer com liberdade, autonomia, consciência, crítica e responsabilidade. Basicamente, a competência compreende a capacidade de gerir a própria vida.
“Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (ART.35-A, § 7º, LDB).
Cabe às instituições de ensino definir estratégias para trabalhar o desenvolvimento do Projeto de Vida. Elas podem ser atividades para trabalhar a capacidade dos estudantes de definir objetivos para sua vida pessoal, acadêmica, profissional e cidadã, de se organizarem para alcançar suas metas, de exercitarem determinação, perseverança e autoconfiança para realizar seus projetos presentes e futuros. Este também pode ser um espaço importante para ajudá-los na escolha de seus itinerários formativos.
Implementação do Novo Ensino Médio
O processo de Implementação do Novo Ensino Médio deve ser gradual. É preciso recontextualizar o Ensino Médio para que atenda às necessidades dos jovens. Sua alteração resultará em novas diretrizes, ainda não divulgadas, para os principais vestibulares do país e para o Exame Nacional do Ensino Médio.
O Sistema Anglo de Ensino já está preparado para auxiliar as escolas parceiras no processo de implementação. Para isso, preparamos um guia de completo de implementação do Novo Ensino Médio Anglo. Baixe já gratuitamente!