Brincadeiras simples podem fazer a diferença nas férias durante a pandemia

Embora as opções pareçam mais limitadas por conta do isolamento social, existem muitas atividades que deixam o período mais divertido

Para muitas crianças e adolescentes, as férias escolares podem ser sinônimo de passeios, viagens e encontros com os amigos. Mas a pandemia e, consequentemente, o distanciamento social tornaram essas atividades mais restritas, mudando os planos das famílias como um todo.

Essas limitações não significam que o período não possa divertido, entretanto, exige dos pais a elaboração de atividades diferentes para manter os filhos entretidos e ativos durante as férias.

Para isso, a orientação de Adriana Tamaoki, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino, é usar as interações do dia a dia como oportunidades. “Quando lembramos os sentimentos que as brincadeiras nos despertam, lembramos também que brincar com nossos filhos pode ser um jeito prazeroso de promover nossa missão. Além do mais, precisamos do lúdico para relaxar nossas tensões e para despertar nosso prazer de viver”, afirma.

O foco deve ser levar diversão à família, para que os pequenos tenham experiências positivas e satisfatórias com as pessoas com quem passam mais tempo. “Não é preciso muito esforço para se divertir com seu filho. Apenas estar com você é o paraíso para ele”, diz a especialista. Ela explica que ao se divertir e criar rituais familiares agradáveis, os pais conseguem criar uma forte base relacional para o futuro com memórias agradáveis. Tudo de forma simples e com mais significado.

Quando a criança estiver chateada, a orientação é promover “movimento”. Segundo Adriana, mexer o corpo é uma maneira poderosa de mudar o humor. Entre diversas opções, ela sugere um passeio de bicicleta, uma caminhada ou simplesmente um alongamento.

“Conforme as crianças se aproximam da adolescência, elas passam a apreciar cada vez menos a companhia dos pais. Até certa medida, isso é verdade. Então, seja respeitoso e criativo, mas mantenha sua autoridade”, aconselha a assessora. A ideia é estimular a empatia e a autocompreensão por meio de diálogos.

Para o dia a dia, a especialista ressalta a importância de não subestimar o poder de um jogo de charadas ou um tabuleiro interativo quando se fala de fortalecer relacionamentos familiares. Outras dicas incluem acampar, cozinhar juntos ou visitar um parque temático. “Simplesmente encontre maneiras de ficarem juntos, criando rituais divertidos que vocês poderão apreciar ao longo de muitos anos. O tempo de brincar, para a criança, não é o tempo do relógio, não é o tempo planejado, não é o tempo consciente. É simplesmente um tempo especial e precioso”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *