Com mais de 70 anos de história, o Anglo é o primeiro sistema de ensino do mundo e carrega em seu DNA o compromisso com a educação. Fundado por professores, o Anglo procurar oferecer um ensino que esteja em sintonia com as novas gerações, unindo tradição e inovação para alcançar resultados. A solução educacional está sempre nos destaques dos vestibulares mais concorridos do Brasil e coleciona cases de sucesso com suas escolas parceiras.
Conheça toda a história e metodologia do Sistema Anglo de Ensino neste artigo!
Como surgiu o Sistema Anglo de Ensino
Os primeiros passos do Anglo começam no século 19, com o educador português Antônio Guerreiro. Ele funda na cidade de São Paulo, em 1894, o Ginásio Professor Guerreiro, posteriormente renomeada Ginásio Anglo Latino.
1930
O Anglo, como conhecemos hoje, começou a tomar forma na década de 1930, quando Celestino Rodrigues, um estudante de engenharia, e Leo Bonfim, professor na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, adquiriram a unidade e implantaram dentro dela um curso preparatório Anglo-Latino, voltado para a área de Exatas. Rapidamente, ele se tornou referência em São Paulo.
1950
Na década de 1950, Celestino e Leo decidiram encerrar as atividades do Anglo-Latino. Mas esse não era o fim. Isso porque, o Prof. Simão Faiguenboim, até o momento diretor do curso preparatório, adquiriu a unidade. Com duas salas de aula na Rua Tamandaré, onde funcionava o colégio São Paulo de Piratininga, e iniciavam-se as atividades do Curso Anglo.
1960
Os anos 1960 trouxeram para a equipe o matemático Cid Guelli, que mais tarde se tornaria o professor símbolo do Anglo, graças a sua competência e dedicação.
1970
Com a alta procura pelo Anglo, em 1970 cria-se um material que permitiria que professores diferentes dessem a mesma aula. Esse material revolucionário foi chamado de “apostila caderno”. Escrito pelos próprios professores, o material tornou-se um grande diferencial e símbolo do Curso Anglo.
Contudo, percebeu-se a dificuldade em manter o padrão de qualidade da unidade de São Paulo com uma administração feita à distância. O Anglo, então, passa a fornecer o material além de prestar assessoria didático-pedagógica, dando origem ao primeiro sistema de ensino do mundo.
1980
Nos anos 1980, o Anglo já possuía mais de 50 cursos pré-vestibulares conveniados pelo Brasil. Assim, a pedido de parceiros, o Anglo ampliou o material para outros níveis de ensino, dando origem ao “Projeto 2º Grau”. Assim, o Sistema de Ensino para o Ensino Médio tem sua origem.
1990
Aqui, o Anglo também daria o passo que faltava para completar o atendimento prestado aos parceiros: passou a produzir material para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil.
2015
Em 2015, a marca é incorporada à SOMOS Educação. Esse passo permitiu a ampliação de sua capacidade de investimento além da expansão para fora de São Paulo. Esta década também foi marcada pela evolução pedagógica do Anglo. A intensa busca por novas práticas e recursos para as escolas parceiras levou à evolução do sistema de ensino e à criação da Solução Educacional Anglo. Em 2018, o Colégio Anglo São Paulo é inaugurado visando a aplicação das soluções e seu aprimoramento constante de acordo com as necessidades do dia a dia escolar.
2020
Em 2020, o Anglo completou 70 anos. Além disso, seus resultados impressionaram com mais de 7.000 alunos aprovados no Enem/Sisu, sendo 473 em medicina e 2.636 em engenharias. O Anglo também se destacou nos vestibulares, com 1.280 aprovados na USP e 682 na Unicamp.
A Solução Educacional Anglo
Garantir a constante evolução das práticas pedagógicas e o bom resultado dos alunos é o que move o Anglo. Assim, o Anglo integrou os materiais didáticos e serviços disponibilizados aos parceiros em uma completa plataforma tecnológica, que potencializa a prática de sala de aula e o desempenho pedagógico das escolas. A Solução Educacional Anglo é uma evolução do sistema de ensino que une:
- A tradição e a eficiência da metodologia “Aula Dada, Aula Estudada”;
- A inclusão efetiva de recursos tecnológicos inovadores no desenvolvimento dos alunos;
- O uso de informações detalhadas para diagnóstico de demandas pedagógicas específicas;
- O apoio pedagógico contínuo e estruturado, para construção conjunta de planos de ação, visando a melhoria do desempenho da escola.
Com a Solução Educacional Anglo, os parceiros têm acesso aos materiais, aos serviços e às plataformas digitais inovadoras para aprimorar, continuamente, a aprendizagem dos alunos. Além disso:
- Promove a autonomia do aluno, orienta seu desenvolvimento e disponibiliza ferramentas para que atinja o máximo do seu potencial;
- Oferece mais recursos para o professor planejar sua aula e informações detalhadas sobre o desempenho da turma;
- Viabiliza o acompanhamento individualizado do aluno, o que possibilita o mapeamento de necessidades específicas;
- Fornece ferramentas e dados para que a escola, junto à assessoria pedagógica, crie um plano de melhoria e transforme seu desempenho acadêmico.
Sistema Anglo de Ensino: Aula dada, aula estudada
O Anglo foi fundado por professores, a partir da prática de sala de aula. Essa mesma prática continua orientando um trabalho que completou, em março de 2020, setenta anos e faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes.
Todos os materiais do Sistema Anglo de Ensino são escritos por quem conhece os processos de sala de aula e respeita a tradição Anglo. Ser guiado pela tradição significa mantê-la sob constante questionamento, renovando-a sempre, sem congelar as práticas no tempo.
Os materiais são escritos de modo a despertar a qualidade mais importante de um aluno: a curiosidade, a vontade de querer saber cada vez mais. Eles são apresentados de maneira a produzir dois efeitos fundamentais: encantamento e estranhamento. Encantamento, como forma de atrair para o estudo, e estranhamento, como instrumento de provocação, para fazer o aluno ir além dos estudos.
As novas gerações, nascidas no meio digital, têm acesso ao conhecimento na palma de suas mãos e, por isso, não é interessante que as escolas disputem espaço com as tecnologias. Dessa maneira, o Sistema Anglo de Ensino busca acompanhar essas novas ferramentas, dialogando e aperfeiçoando o seu uso.
Quer ter o Anglo na sua escola? Solicite uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como.