Como criar uma rotina eficiente para o estudo online?

Estudante deve manter a organização e criar um cronograma para suas atividades semanais

O estudo online pode trazer muitas vantagens para o aluno. Além de não exigir locomoção e, por isso, proporcionar mais conforto no momento do aprendizado, o ambiente de casa permite que o jovem tenha mais autonomia para criar sua própria rotina de estudos e organizar seu tempo da maneira que preferir. Por outro lado, também requer mais responsabilidade, disciplina, foco e planejamento para que seja realmente efetivo.

Danilo Dacar, coordenador do Anglo Play, acredita que a organização é o ponto chave para que o jovem consiga ser mais produtivo e engajado no estudo à distância. Ele destaca que manter a atenção longe da sala de aula pode ser um desafio se o aluno não criar uma rotina estruturada.

Para o coordenador, o primeiro passo é preparar seu ambiente de estudos, tirando do local tudo o que possa funcionar como distração, principalmente os aparelhos eletrônicos. Muitas vezes, só de estar com o celular próximo, o estudante pode se desconcentrar com as notificações e até despertar um sentimento de ansiedade, o que dificulta a atenção e o raciocínio.

Além disso, é importante construir um cronograma do que será feito ao longo da semana, estipulando um dia e horário específico para cada atividade. Dessa forma, o estudante consegue controlar e dividir seu tempo de forma adequada, tornando o estudo mais eficiente. Apesar da rotina em casa ser mais flexível e possibilitar mudanças ou imprevistos, é importante estabelecer metas para não deixar os conteúdos atrasarem.

Dacar também recomenda que o estudante reserve momentos do dia para fazer pausas e intervalos entre as matérias. O descanso é uma parte fundamental de qualquer rotina de estudos e é ainda mais importante no estudo online, já que passar um longo período em frente ao computador pode ser desgastante e prejudicar a produtividade.

Por fim, ele sugere que o aluno evite a forma passiva de estudo quando estiver em casa. Diversificar os métodos de aprendizado, utilizando esquemas ou mapas mentais, por exemplo, é uma forma mais eficiente de assimilar os conteúdos e evita que o estudante se distraia com facilidade. “Assim, é possível atuar de forma mais ativa no processo de aprendizagem e garantir um envolvimento maior com os estudos”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *