Atividades extracurriculares online: vantagens e desvantagens de começar à distância

Assessora pedagógica do Sistema Anglo fala sobre as vantagens e desvantagens dessa prática para os estudantes

As matérias escolares, como matemática, português, história e geografia são uma parte fundamental da formação acadêmica do estudante. Mas atividades que vão além da sala de aula também são importantes para complementar e enriquecer a vivência do aluno, já que contribuem para o aprendizado e para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e afetivo dos jovens.

Dança, teatro, música, culinária, esportes e outras práticas funcionam não apenas como um momento de lazer, mas também como uma forma de extensão do currículo escolar. A assessora pedagógica do Sistema Anglo, Fernanda Braga, explica que essas atividades ajudam o jovem a encontrar suas aptidões e ensinam sobre gestão de tempo, regras e disciplina, além de auxiliarem no controle das emoções e permitem o aprendizado de novas competências.

“As atividades extracurriculares ajudam no desenvolvimento emocional, psicológico e no comportamento físico do aluno, influenciando diretamente o seu desempenho em sala de aula”, complementa a assessora. Com as exigências de distanciamento social, no entanto, muitos pais ficam em dúvida se devem matricular os filhos em algum tipo de atividade realizada de modo online.

Fernanda acredita que começar uma atividade extracurricular à distância pode trazer muitas vantagens para o estudante, mas também exige preparação e cuidado. Para ela, entre as principais vantagens estão a não necessidade de deslocamento, a flexibilidade de horário e o menor custo, sendo uma boa opção para os jovens que possuem uma rotina cheia e têm pouco tempo disponível.

No entanto, antes de se inscrever em uma atividade extracurricular remota, é preciso analisar algumas questões. Primeiro, o estudante deve verificar se possui espaço suficiente em sua casa e um ambiente adequado para a realização da atividade, sem que haja interrupções no meio da aula. Além disso, é preciso ter em mente que o jovem deverá ter mais organização e disciplina, já que o ambiente de casa é mais propício para distrações.

De acordo com a especialista, neste momento de grandes restrições por conta da pandemia, essas práticas são uma boa opção para aliviar o estresse e a ansiedade que vem acometendo a maioria dos jovens. Mas, como toda atividade online, o estudante deve ter comprometimento e estar disposto.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *