Você conhece o Plurall?

Aprimorar e transformar as práticas educacionais são desafios enfrentados por coordenadores e mantenedores da Educação Básica. Um aluno nascido no século XXI, imerso em meios digitais, demanda novos modelos de aula. Por isso, engajar os discentes é uma pauta recorrente. As tecnologias educacionais vêm para aprofundar as práticas e aproximá-las do universo dos jovens, ultrapassando os limites do material didático.  

Por isso, o Sistema Anglo de Ensino oferece às escolas parceiras a plataforma educacional Plurall. Confira neste artigo tudo sobre essa inovação, seus benefícios e diferenciais para as escolas! 

Você também vai gostar de ler:

Guia de Implementação do Novo Ensino Médio Anglo

Novo Ensino Médio: conheça as principais mudanças da reforma

Conheça o Novo Ensino Médio do Anglo

O que é o Plurall? 

O Plurall é o que chamamos de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Ele oferece recursos para alunos, professores e gestores e pode ser acessado em qualquer hora e lugar. Aliado aos materiais didáticos, o Plurall se adapta às diversas metodologias de ensino. Por meio dele é possível acessar listas de exercícios, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas, além de tutores que respondem detalhadamente as dúvidas – com o plantão de dúvidas – que surgem durante a resolução de exercícios. Também estão disponíveis no Plurall os cadernos digitais – o conteúdo do material didático sempre à mão dos discentes.  

Para utilizar a Plataforma, as escolas contam com o apoio de um time de Engajamento Digital. A equipe apoia as escolas durante toda a jornada de implementação do Plurall, sendo através da formação dos professores, levando boas práticas para as escolas ou, até mesmo, traçando estratégias pedagógicas a partir dos resultados apresentados pela plataforma. 

O Plurall oferece uma série de recursos para a aplicação de aulas e atividades fora das salas de aula. Mas por que o Plurall deve ser adotado pelas escolas? Quais são os benefícios que ele traz para cada um dos envolvidos nas práticas pedagógicas?  

No que diz respeito às competências citadas pela BNCC sobre educação digital, citamos as seguintes: 

Competência 4: Utilizar diferentes linguagens- verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital – bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo 

Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 

Funcionalidades do Plurall 

As escolas parceiras do Sistema Anglo de Ensino têm acesso a diversas funcionalidades do Plurall. Os alunos podem acessar seu material didático digitalmente, além de se comunicar com o corpo docente por meio da plataforma e retirar suas dúvidas, seja com os professores, seja com os tutores do Plurall. Desse modo, é possível realizar atividades dentro do aplicativo sem recorrer a fontes não confiáveis.  

A parceria entre Plurall e Google Hangouts é mais uma prova do compromisso da plataforma pela educação de qualidade. Através da nova funcionalidade, professores podem oferecer aulas ao vivo, com interação entre docente e alunos em momentos de isolamento social, como o vivido durante o Covid-19. 

Matific 

O Matific se trata de umaplataforma de Matemática online, internacionalmente premiada, que atende alunos desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 6º ano do Ensino Fundamental. Ela oferece atividades lúdicas e interativas que visam o estímulo a autodescoberta e permite que os alunos se envolvam em situações concretas, levando-os a analisar o problema desenvolvendo o pensamento estratégico e uma capacidade crescente e sofisticada de pensamento lógico. 

Cabe a instituição decidir o que é melhor para a sala de aula. Isso porque é possível criar planos de aula personalizados, monitorar o progresso dos alunos ou selecionar cursos automatizados, alinhados ao padrão para aprendizado autônomo. São mais de 1500 jogos e atividades lúdicas e mais de 600 planos de aula, tudo alinhado à BNCC. 

CloudLabs 

Para atender às escolas que não possuem estrutura para oferecer laboratórios completos aos alunos, o Plurall oferta o CloudLabs, um laboratório virtual de física, química e biologia com práticas interativas e simuladores 3D. Associadas aos laboratórios estão dezenas de atividades práticas, adequadas ao Ensino Médio que podem ser enviadas separadamente às turmas, de acordo com um cronograma elaborado pela escola. 

Relatórios Precisos 

Buscando otimizar a aplicação de intervenções pedagógicas, o Plurall oferece aos docentes e coordenadores relatórios precisos sobre o rendimento dos alunos. Os relatórios do Plurall são baseados nas atividades que os alunos realizam em um período determinado pela escola, garantindo um diagnóstico rápido e preciso, para que em seguida as intervenções pedagógicas sejam assertivas. 

Tarefa Complementar Online 

Trata-se de questões autorais, acompanhadas de vídeos explicativos, compostas de duas seções: “Dose Mínima” (questões de múltipla escolha) e “Dose para Leão” (com formatos diversos e mais complexas). 

Plurall Maestro 

O Plurall Maestro é uma plataforma de aprendizagem que possibilita a gestão pedagógica aula a aula, favorecendo a avaliação formativa e estratégias personalizadas de ensino. Além disso, suas funcionalidades envolvem gestão pedagógica aula a aula, ensino-aprendizagem personalizado com base nos resultados do aluno e criação de atividades e conteúdos educacionais. 

Plurall e o “aula dada, aula estudada” 

O Plurall também é uma excelente ferramenta de estímulo à uma cultura de estudo para os alunos. As tarefas presentes no material didático podem ser acessadas por meio do Plurall, flexibilizando a realização das atividades, já que os alunos podem acessar a plataforma quando e onde estiverem. Aos professores é oferecido a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos alunos.  

O Plurall para o Anglo é composto por seções: Tarefa Mínima (para fixar o conteúdo aprendido); tarefa Complementar (para garantir o domínio do tema); tarefa Desafio (para desafiar o aprendizado com questões mais complexas). Além disso, há a seção Retomar e Prosseguir, que traz pequenas pílulas de vídeos didáticos em que o professor explica a relação entre a aula que o aluno teve com o tema que será apresentado em seguida. 

Para ter o Plurall na sua escola é bem simples: basta solicitar uma conversa com um de nossos especialistas. Preencha o formulário e veja como o Anglo pode ajudar a sua escola a alcançar melhores resultados! 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *