Dia do Coordenador Pedagógico

Nacionalmente comemorado no dia 22 de agosto, o Dia do Coordenador Pedagógico é uma maneira de homenagear um profissional de extrema importância para a Educação Básica. Ele possui papel fundamental nas práticas pedagógicas, já que é responsável pela qualidade do processo de ensino-aprendizagem, buscando sempre aprimorar as práticas de ensino. Além disso, é o coordenador pedagógico quem desempenha o papel de ponte entre os diferentes membros da comunidade escolar.  

Neste artigo, você vai conferir a origem do Dia do Coordenador Pedagógico, sua importância, além de dicas de como homenageá-lo. Confira! 

Dia do Coordenador Pedagógico: como surgiu 

O Dia do Coordenador Pedagógico busca homenagear e celebrar a importância de um profissional indispensável ao bom funcionamento da escola. Sua função tem origem no cargo de supervisor escolar, remontando os anos de 1970 e 1980. Naquela época, o supervisor desempenhava basicamente a função de fiscal das práticas escolares. Entretanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) substitui essa ideia pela de que o coordenador deveria ser responsável, em parceria com o corpo docente, pelo processo de ensino-aprendizagem. 

Dessa forma, o Dia do Coordenador Pedagógico busca celebrar o trabalho daquele que é a ponte entre os atores da comunidade escolar e que promove o incentivo a novas práticas pedagógicas e melhorias no processo de ensino-aprendizagem, além de garantir um ambiente seguro e acolhedor na escola. O coordenador também é o principal motivador da formação continuada dos professores, e, por tudo isso, sua atuação é de extrema importância, e ela deve ser reconhecida e valorizada no Dia do Coordenador Pedagógico e em todos os outros dias!  

Homenagens para o Dia do Coordenador Pedagógico 

Homenagear o coordenador pedagógico não precisa ser uma tarefa complexa. Algumas ações simples podem ser o suficiente para demonstrar o valor e a importância desse profissional. Normalmente um lanche ou almoço especial com o corpo docente é uma ótima forma de homenageá-los. Outra maneira é presenteá-los com algo útil para o seu dia a dia, como canecas ou agendas personalizadas. 

Contudo, em tempos de pandemia e distanciamento social, essas homenagens podem ser mais difíceis. Nesse contexto, uma ideia interessante é destacar a gratidão pelo empenho do coordenador pedagógico em tornar o trabalho de todos e o ambiente escolar mais acolhedor. Isso pode ser feito por meio de mensagens virtuais dos alunos e do corpo docente. Além disso, vídeos com depoimentos curtos, uma cesta de café da manhã ou até um voucher em aplicativos de delivery são ótimas opções.  

Os desafios do Coordenador Pedagógico e sua importância  

A função do coordenador pedagógico é marcada por desafios diários. Eles envolvem todos os processos da Educação Básica e os seus envolvidos, desde o corpo docente até a relação com os estudantes e suas famílias. Constantemente esses profissionais se veem com acúmulo de funções, já que estão sempre buscando apagar pequenos incêndios que surgem no dia a dia escolar. É importante ter clareza sobre o escopo de trabalho e acordos bem definidos com os outros profissionais que atuam na escola.  

Além disso, estabelecer boa comunicação com pais e responsáveis é fundamental para que as famílias se tornem parceiras do coordenador em seu dia a dia de trabalho e parceiras da própria instituição de ensino. Essa parceria faz com que esses profissionais sejam importantes aliados na resolução de problemas e dificuldades envolvendo os estudantes. Vale destacar também que, para que seu trabalho seja efetivo, é preciso que o coordenador conte com o apoio dos professores e da direção na implementação das metodologias de ensino.  

Feliz Dia do Coordenador Pedagógico 

Como vimos, o dia 22 de agosto é marcado pela comemoração do Dia do Coordenador Pedagógico. Trata-se de um momento de valorização e reconhecimento do trabalho desse profissional dentro das escolas. Eles possuem uma função essencial nas práticas escolares, pois impactam diretamente no processo de ensino-pedagógico e atuam na construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento dos estudantes e do corpo docente. 

De forma geral, pode-se dizer que cabe ao coordenador pedagógico buscar constantemente a melhoria das práticas educacionais. E esse processo envolve identificar novas metodologias de ensino. Para isso, entender como a neurociência está transformando o mundo da educação pode ser muito útil. Por isso preparamos um infográfico gratuito sobre Neurociência e Aprendizagem. Baixe já! 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *