Sistema Anglo e tecnologia no dia a dia do aprendizado

Fundado por professores, o Sistema Anglo de Ensino, primeiro sistema de ensino do país, tem sua metodologia pautada nas práticas de sala de aula. Essa metodologia, que fez do Anglo referência em educação nos últimos 70 anos, continua sendo aplicada. Contudo tradição não precisa se desvincular de inovação, principalmente quando o objetivo é alcançar resultados cada vez melhores e formar cidadãos preparados para os desafios do mundo.  

Por isso, o Sistema Anglo de Ensino reconhece o papel das tecnologias educacionais. Auxiliando na implementação de novas metodologias, as ferramentas tecnológicas oferecem recursos valiosos para os gestores, professores, alunos e até mesmo para as famílias. Neste artigo, você vai conferir como a mescla entre a vocação de ensinar do Anglo e a expansão de possibilidades trazida pelas novas tecnologias educacionais pode ajudar a destacar a sua escola.  

A tecnologia e o jovem do século XXI 

Observe os jovens que hoje compõem uma sala de aula da Educação Básica. Seu contexto é muito diferente quando comparado ao dos estudantes de 20 ou 30 anos atrás. Os alunos de hoje são nativos digitais e estão constantemente conectados com as informações das quais precisam na palma da mão. Por isso, as aulas tradicionais perderam o peso que um dia tiveram, e, nos últimos anos, a inserção das tecnologias educacionais se tornou uma realidade em muitas escolas. 

A paralisação das aulas presenciais, devido à pandemia de COVID-19, intensificou e acelerou esse processo de digitalização das práticas pedagógicas. Ou seja, a inserção das tecnologias educacionais no dia a dia escolar não é uma coisa nova que surge com o regime à distância. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) já existiam e eram auxiliares dos professores principalmente na tarefa de engajar os alunos em uma rotina de estudos fora da sala de aula. 

Nesse sentido, o Sistema Anglo de Ensino já estava conectado por meio da plataforma Plurall.  E, com a migração das aulas síncronas para as plataformas digitais, a realidade de muitas outras escolas se modificou e também se aproximou da realidade dos alunos do século XXI.  

O Plurall e o Sistema Anglo 

Em 2020, uma crise sanitária assolou o mundo e culminou na interrupção das aulas presenciais, o que fez as práticas pedagógicas migrarem para o ensino a distância. Contudo, muito antes disso, o Sistema Anglo de Ensino já compreendia a importância de aliar as ferramentas tecnológicas aos processos educacionais. O Plurall, plataforma digital utilizada pelo Anglo, tornou-se, durante a pandemia, a maior plataforma de acesso às aulas online do Brasil.  

O Plurall é o que chamamos de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Aliado aos materiais didáticos, o Plurall adapta-se às diversas metodologias de ensino. Por meio dele, é possível acessar listas de exercícios, vídeos para ajudar a solucionar as tarefas, além de tutores que respondem detalhadamente às dúvidas – com o plantão de dúvidas – que surgem durante a resolução de exercícios. Também estão disponíveis no Plurall os cadernos digitais – o conteúdo do material didático sempre à mão dos discentes.   

Nesse período de quarentena, a plataforma foi aprimorada e integrou ferramentas que permitem aulas síncronas e assíncronas, além de passar a contar com laboratório virtual de ciências, vídeos como material de apoio extra e recursos que possibilitam a aplicação de avaliações online. Isso modificou a forma com que são vistos os métodos de ensino-aprendizagem e abriu caminhos para um maior incentivo das metodologias ativas. 

Sistema Anglo e o Learning Book 

Com a intensificação do uso das tecnologias em sala de aula pelas escolas parceiras do Sistema Anglo, um outro desafio surgiu: como democratizar o acesso ao Plurall e às práticas pedagógicas?  

A solução para isso foi o Anglo Learning Book, a solução que visa conectar alunos, famílias, escola e professores por meio de um conteúdo pedagógico 100% digital, do Plurall e de um dispositivo seguro. O Learning Book permite a evolução digital da escola de forma segura e prática, garantindo qualidade de ensino a partir de quatro pilares: 

Plataforma digital + Chromebook as a service + conteúdo pedagógico + jornada do desenvolvimento 

O Chromebook 

O Anglo Learning Book oferece às escolas parceiras do Sistema Anglo o Chromebook Lenovo Educacional, sendo este de uso individual do aluno. Trata-se de um dispositivo com a segurança, a garantia, o suporte e a confiabilidade que a Lenovo, a Google for Education, a ForEducation e a SOMOS Educação oferecem juntos, para que a escola tenha tudo que precisa para focar na excelência educacional. Desse modo, a forma de acesso e a navegação são padronizadas, o que permite explorar o potencial máximo do equipamento. 

Tecnologia e formação do corpo docente 

Garantir o ensino de qualidade também envolve a renovação das práticas pedagógicas e o corpo docente consciente das demandas e da realidade dos alunos. Contudo é compreensível os desafios impostos pelo dia a dia de um professor da Educação Básica, que muitas vezes envolve atuação em vários turnos, preparação de aulas extras, correção de provas e atividades, além do desgaste do cotidiano. Desse modo, a grande questão é: como implementar a formação continuada nessa rotina tão desafiadora

Pensando nisso, o Sistema Anglo de Ensino oferece às escolas parceiras o PROFS – Programa de Formação de Professores. O PROFs é uma plataforma de cursos online, com e sem tutoria, que promove a disseminação de conteúdos com novas abordagens e reflexões acerca da educação, além de contar com material prático, que auxilia na ampliação do repertório didático.  

Sistema Anglo e tecnologia no dia a dia do aprendizado 

Como vimos, os alunos de hoje não reagem mais aos mesmos estímulos da educação tradicional. Diante de tanta tecnologia e inovação, é necessário que os métodos pedagógicos sejam atualizados constantemente. O objetivo é que alunos e professores tenham uma relação mais proveitosa em sala de aula. Para isso, a tecnologia como ferramenta de apoio nas escolas torna as aulas mais prazerosas, já que relaciona conteúdos e métodos à realidade dos estudantes.  

O Sistema Anglo de Ensino compreende essa realidade e incorpora às suas práticas diversas ferramentas digitais que permitem o melhor desenvolvimento das aulas. Por exemplo, a análise dos relatórios do Plurall possibilita que as intervenções pedagógicas sejam mais eficientes, enquanto a plataforma em si permite que os estudantes incorporem em seu dia a dia atividades que despertam o interesse pela prática do estudo. 

Gostou das ferramentas tecnológicas oferecidas pelo Sistema Anglo e quer ser uma escola parceira? Solicite uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como! 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *