A mudança traz benefícios a longo prazo e faz com que o aluno encare suas escolhas de uma forma mais assertiva
Um dos principais pilares do Novo Ensino Médio é possibilitar ao jovem uma formação mais alinhada com suas aptidões, interesses e anseios. E uma das ferramentas que permite esse direcionamentos é o Projeto de Vida. Com ele, o aluno é capaz de direcionar melhor seus estudos, tomar decisões mais certeiras em relação aos itinerários formativos e desenvolver seu autoconhecimento, sua autoconfiança, sua visão de mundo e sua resiliência.
Segundo Bárbara Souza, psicóloga do Serviços de Atendimento Psicológica (SAP) do Curso Anglo, o Projeto de Vida é um convite ao jovem para que olhe para si e sua formação de maneira intencional e integrada. “A ideia é favorecer escolhas mais assertivas, que ajudem o aluno a direcionar seu percurso no Ensino Médio, possibilitando-lhe uma formação integral, conforme preceitua a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, explica a especialista.
Dessa forma, a construção de um Projeto de Vida favorece escolhas que conduzem o indivíduo na direção do que ele almeja para si, de projetos profissionais a sonhos que possa ter. Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental para orientar os estudantes e ajudá-los a alcançarem seus objetivos.
Mas além das vantagens mais práticas, o Projeto de Vida ajuda o estudante em sua formação como um todo. “É importante ressaltar que o Projeto também promove o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais não somente para sua formação acadêmica, como o pensamento crítico e a resiliência, mas também para as relações interpessoais e sua forma de estar e agir no mundo, como a empatia e o respeito à diversidade.”
Na prática
Segundo Bárbara, as escolas podem adotar o Projeto de Vida como uma disciplina estruturada em si, inserida na grade curricular, abordando os temas que julgar mais pertinentes para seus estudantes. Também é possível que os temas voltados ao desenvolvimento do Projeto de Vida sejam apresentados de maneira transversal e integrada a outras disciplinas.