O processo pedagógico por trás do Projeto de Vida

Diante de todas as mudanças que o Novo Ensino Médio busca implementar nas escolas, a proposta do Projeto de Vida é a mais significativa quando pensamos no ensino em consonância com as expectativas e objetivos dos alunos. Cada vez mais tem-se percebido a importância de um ensino com significado, e isso vai muito além de apenas incorporar o conhecimento às práticas do dia a dia. Por isso, o Projeto de Vida é uma resposta às pluralidades de nossos jovens, que possuem sonhos e objetivos distintos. 

Por ser uma proposta recente, muitos educadores ainda possuem dúvidas sobre o que é o Projeto de Vida no Ensino Médio e principalmente sobre como trabalhá-lo. Neste artigo você vai compreender a proposta pedagógica por trás do Projeto de Vida e como ele pode ser trabalhado pela instituição de ensino. Boa leitura! 

O que é o Projeto de Vida? 

Como etapa final da Educação Básica, é importante que o Ensino Médio não apenas forme seus estudantes mas também os prepare para os desafios da vida e do mercado de trabalho. O Projeto de Vida dos estudantes é abordado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação: 

“Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais” (ART.35-A, § 7º, LDB) 

Nesse sentido, o objetivo do Projeto de Vida é que as escolas trabalhem a capacidade dos jovens de definirem sua vida pessoal, acadêmica e profissional, pautando-se em ideais como determinação, perseverança e autoconfiança para realizar seus projetos presentes e futuros. Por essa razão, o Projeto de Vida deve ser a base para a escolha dos Itinerários Formativos, outra grande novidade do Novo Ensino Médio. 

Por que um Projeto de Vida na escola? 

De acordo com os doutores em educação pela UFMG, Geraldo Leão, Juarez Dayrell e Juliana dos Reis, em “Juventude, Projeto de Vida e Ensino Médio”: 

“Para grande parte dos professores, mas também dos pesquisadores, o jovem que frequenta o ensino médio é compreendido apenas na sua dimensão de aluno. Dessa forma, o ser aluno aparece como um dado natural e não como uma construção social e histórica. Independentemente do sexo, da idade, da origem social ou das experiências sociais vividas, é a sua condição de aluno, quase sempre na sua dimensão cognitiva, que irá informar a compreensão que o professor ou o pesquisador constrói desses atores.” 

Desse modo, compreender os alunos apenas como “alunos” e não como indivíduos com trajetórias distintas afasta as práticas pedagógicas dos estudantes. Muitas vezes docentes se deparam com perguntas como “por que estou aprendendo isso?” ou afirmações como “não vou usar isso na minha vida”. Essas percepções são apenas o reflexo de um sistema de ensino que não dialoga com a realidade dos alunos.  

Portanto o Projeto de Vida é uma maneira de aproximar as práticas escolares dos estudantes, pautando seus esforços nos seus objetivos e principalmente guiando os jovens para alcançar os seus sonhos. Ainda em “Juventude, Projeto de Vida e Ensino Médio”, os educadores pontuam que  

“o projeto de vida seria uma ação do indivíduo de escolher um, entre os futuros possíveis, transformando os desejos e as fantasias que lhe dão substância em objetivos passíveis de ser perseguidos, representando, assim, uma orientação, um rumo de vida. Nesse sentido, o projeto não deve ser entendido como resultado de um cálculo matemático, estrategicamente elaborado, ou de um processo linear, como está presente no senso comum”. 

A escola, então, possui um papel fundamental nesse percurso. Como parte tão importante da vida dos jovens, cabe a ela o desafio de se apresentar como uma referência na qual os alunos possam refletir, obter informações, habilidades e competências, além de mensurar as dimensões necessárias para alcançar seus objetivos ou projetos de vida.  

Como trabalhar o Projeto de Vida dos estudantes 

A base do Projeto de Vida no Ensino Médio deve ser o autoconhecimento. Por isso, é preciso desenvolver nos alunos a sua identificação como sujeito no mundo, considerando suas potencialidades. Para isso o trabalho do Projeto de Vida deve abordar três dimensões: 

Pessoal 

Com base no autoconhecimento, esse âmbito do Projeto de Vida deve garantir que os estudantes saibam quem são ou quem gostariam de ser. Por isso, é importante trabalhar seus gostos pessoas, interesses, habilidades e valores. Em resumo, é preciso que eles explorem sua identidade. Trabalhos socioemocionais podem ser uma excelente forma de desenvolver essa dimensão, já que habilidades como saber lidar com os sentimentos e reconhecer a origem e fortalecer a autoestima são fundamentais para o desenvolvimento pessoal. 

Social 

Na dimensão social, é preciso trabalhar as relações interpessoais. Trata-se de reconhecer o aluno como um cidadão do mundo e estabelecer com ele seu papel na sociedade. Aqui, o Projeto de Vida aborda atividades em grupo e a responsabilidade social. Propor situações em que os alunos precisem resolver problemas do dia a dia em grupo é uma ótima maneira de desenvolver habilidades como empatia e ética.  

Profissional 

A última dimensão do Projeto de Vida envolve o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho. Objetivamente é preciso compreender para onde os alunos querem ir, ou seja, que tipo de profissionais eles querem ou precisam ser. Em um cenário de constante transformação, desenvolver nos jovens habilidades inerentes às técnicas é fundamental para que eles se destaquem nas áreas que desejam seguir.  

O Projeto de Vida e o Sistema Anglo de Ensino 

Como você pôde perceber, o Projeto de Vida não é uma receita de bolo que pode ser seguida à risca. Ele envolve compreensão dos seus alunos, processos de escuta e adaptabilidade. Por isso, muitos educadores o consideram a parte mais complexa das mudanças do Ensino Médio. A solução para facilitar esse processo pode ser contar com o apoio de um sistema de ensino. 

O Sistema Anglo de Ensino já possui um Novo Ensino Médio elaborado, que já vem sendo aplicado pelas escolas parceiras. Com material específico para o Projeto de Vida, as escolas parceiras contam ainda com a ajuda de assessoria pedagógica para a sua aplicação em sala de aula.  

Quer saber mais sobre o Projeto de Vida do Anglo? Baixe nosso material completo sobre as propostas do Anglo para o Novo Ensino Médio.  

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