15 de outubro é o Dia dos Professores

O professor é um profissional fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Presentes desde a alfabetização até o preparo para os vestibulares, todos temos um professor que marcou a nossa formação e fez a diferença na nossa construção como cidadãos. Por isso, comemorar o Dia dos Professores no dia 15 de outubro é essencial para homenagear uma figura tão importante. 

Confira neste artigo algumas ideias sobre como celebrar o Dia do Professor e a história por trás da origem dessa data! 

Dia dos Professores: conheça a origem da data 

No Brasil, o dia 15 de outubro foi oficializado como Dia dos Professores em 1963, pelo presidente João Goulart. Porém, a escolha pelo dia remonta os tempos do império no Brasil. Isso porque, em 1827, Dom Pedro I decretou o Ensino Elementar no Brasil.  

Desde essa data, a educação do país tomou novos rumos. A partir daquele dia, foram implementadas as “escolas de primeiras letras” em todas as cidades, vilas e lugarejos do Brasil. Hoje, o segmento corresponde ao Ensino Fundamental. 

Além disso, apesar de ter sido oficializada apenas em 1963, o Dia dos Professores foi comemorado pela primeira vez por um professor paulista em 1947. Salomão Becker deu início à tradição reunindo-se com outros colegas em uma confraternização para celebrar a importância de seu trabalho.  

O mês de outubro também é marcado pelo reconhecimento internacional dos educadores. Comemora-se o Dia Mundial dos Professores em 5 de outubro. A data foi escolhida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por rememorar a aprovação, em 1966, nesse mesmo dia, da Recomendação da UNESCO e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) referente ao Estatuto dos Professores. 

Sendo assim, outubro é o mês dos professores! E nada mais justo do que pensar em formas de demonstrar o carinho e o reconhecimento por sua dedicação diária à educação. 

Como homenagear os docentes 

Homenagear o corpo docente no Dia dos Professores é uma prática muito importante e respeitosa. Ela demonstra como a escola reconhece o trabalho dos educadores, que junto aos membros da comunidade escolar, trabalham em sintonia por um objetivo comum: oferecer o melhor ensino possível.  

Para não deixar a data passar em branco, ações simples podem ser implementadas. Lembre-se que o mais importante é o reconhecimento da atuação do professor. Listamos a seguir algumas ideias para você comemorar o Dia dos Professores na sua escola. 

Organize uma confraternização com o corpo docente 

Assim como a primeira celebração do Dia dos Professores, realizada por Salomão Becker, em 1947, reunir o corpo docente para um momento de confraternização é uma excelente maneira de celebrar a data. A escola pode oferecer um momento de café da manhã para os educadores.  

Além disso, é possível reunir os professores para um almoço coletivo e assim promover a integração entre todos. O contato entre os professores de diferentes áreas é fundamental para a criação de projetos interdisciplinares. 

Ofereça cursos de formação continuada 

Sabemos que o processo de formação continuada para professores é fundamental para a manutenção das práticas de ensino. Contudo, muitos docentes podem encontrar dificuldades em conciliar esses cursos com sua rotina atarefada. Dessa forma, é interessante que a escola selecione e indique cursos que ofereçam maior flexibilidade de realização aos docentes.  

Pode-se, por exemplo, apresentar opções de cursos que possibilitem a realização remota, para que eles acompanhem as aulas em casa. Outra opção é pensar em uma solução dentro do ambiente da escola para que os professores possam se dedicar ao aperfeiçoamento e à atualização. 

Conte com a ajuda dos alunos 

No dia a dia, os alunos são aqueles que mais têm contato com os professores. Além disso, o trabalho diário do corpo docente possui um impacto imenso na vida dos discentes. Portanto, não hesite em contar com a ajuda dos alunos para realizar uma homenagem aos professores.  

Eles podem assinar um cartão com felicitações ou montar murais com fotos e mensagens de agradecimento. E, como todo o mês de outubro é o mês dos professores, os cartazes podem ficar expostos pela escola. Para as escolas que ainda estão adotando o ensino híbrido, utilizar recursos como mensagens em vídeo ou nas redes sociais também é uma opção.  

O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem 

Os professores possuem um papel fundamental no desenvolvimento dos objetivos pedagógicos da escola. São eles que mais possuem contato com os alunos, sendo capazes de identificar os pontos de força e de melhoria de uma turma. Assim, manter um corpo docente feliz e amparado é essencial para que as práticas escolares corram da melhor maneira possível.  

Para preparar cada vez mais os educadores, a gestão escolar busca se basear em dados que melhorem as práticas em sala de aula. O uso da neurociência, por exemplo, tem se intensificado, e, por isso, preparamos um material completo sobre Neurociência e Aprendizagem para você. Baixe gratuitamente. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *