Habilidades socioemocionais se tornaram fundamentais durante a pandemia

Estudantes precisaram se adaptar a diferentes fases e lidar com diversas emoções

Durante a pandemia, os estudantes tiveram de encarar uma série de desafios. “Das medidas que a um primeiro momento eram temporárias, algumas foram se consolidando em novas configurações, dentre elas o ensino à distância. Nesse contexto, foi possível – e preciso – desenvolver certas habilidades socioemocionais para lidar com tudo que estava acontecendo.  

Segundo Samara Nabuco, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) do Curso Anglo, a capacidade de adaptar-se e enfrentar novas situações foi um dos aprendizados. “Uma vez que para aqueles que frequentavam o ensino presencialmente as mudanças de início foram inesperadas, vividas de maneira brusca. Como desconstruiu-se o modo de vida escolar que havia antes, a busca e o desafio foram pela descoberta de novas formas de vivê-la”, explica. 

A adaptação foi necessária desde o modo de estar nos ambientes, das formas de estudo até as maneiras de se relacionar com os demais. Esse primeiro desafio foi exatamente lidar com essas alterações e aprender a partir dessas novas configurações. 

Com o prolongar da pandemia, a insegurança sobre o presente e principalmente sobre o futuro tomou corpo. Entre aberturas e fechamentos, avanços e recuos, ensino remoto a ensaios de ensino presencial, estudantes precisaram lidar com tais inseguranças inerentes a esse período atual. 

“Muitas emoções foram vivenciadas até esse momento e gerenciá-las foi mais um dos desafios desse processo e mais um possível aprendizado do momento. Para o enfrentamento desses desafios requisitou-se o desenvolvimento da paciência para lidar com os estresses e ansiedades perante as situações adversas, além do aprendizado frente às perdas e ausências que também fizeram parte desse processo.”

A especialista também destaca que com as novas configurações de funcionamentos em diversos âmbitos – escolar, familiar e social -, novos hábitos também foram sendo construídos. Os possíveis conflitos nas relações advindos desse processo de readaptação podem ter exigido habilidades para lidar com eles: seja aprender a colocar limites ou até mesmo buscar a criação de soluções conjuntas para tais conflitos. 

A flexibilidade e a abertura para novos usos e funções de algumas ferramentas como a tecnologia também fizeram parte do momento. Sendo este um recurso que já fazia parte do dia a dia de uma parcela da população, estudantes também viveram o aumento da importância desse recurso tanto para suas atividades escolares como também para manter suas relações que outrora tinham outro espaço para ocorrer, as escolas. A abertura para novos aprendizados tornou-se, portanto, fundamental. 

“A pandemia até o momento tem ocorrido com fases diversas e os desafios vivenciados foram de diferentes formas por cada um, a cada período. À medida que estudantes do presencial vão retornando a essa modalidade, encontros com seus pares vão se dando e o compartilhamento das vivências retomam a esses meios outros. Por meio dessas trocas, a escuta e a empatia com experiências diferentes da própria são outras potências do momento”, diz a psicóloga.

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