Entenda o papel do coordenador pedagógico

O profissional tem um papel importante para o dia a dia dos estudantes e do corpo docente

A escola é o espaço do encontro de personagens diversos: alunos, professores, pais e gestores escolares. Eles possuem diferentes características, valores e expectativas em relação à formação escolar. Por isso, é necessário articular e mediar como cada um deles pode e deve atuar no processo de aprendizado daquele que é o principal sujeito da educação: o aluno.

“Cabe justamente ao coordenador pedagógico, pautado pelo projeto pedagógico da escola, articular e mediar a atuação dos professores, alunos, pais e gestores, possibilitando que a proposta pedagógica da escola adquira diversos significados conectando-se às diferentes demandas e contextos. Assim, é essencial ao coordenador provocar, no ambiente escolar, a reflexão, a postura crítica, a perspectiva da compreensão, do acolhimento e do protagonismo responsável, criativo e colaborativo”, explica Fabiana Saad, coordenadora pedagógica e autora de História do Sistema Anglo.

Ciente do lugar que ocupa na estrutura escolar, o coordenador tem então a função de fomentar experiências que possibilitem fazer da escola o espaço da manutenção e transformação da sociedade, cultura e sujeitos. 

Importância do coordenador pedagógico para o dia a dia dos estudantes

Segundo Saad, à medida que o coordenador participa da efetivação do currículo escolar, cabe a ele sinalizar quais as estratégias pedagógicas que melhor se adequam ao perfil dos alunos e das turmas. 

Práticas educativas que efetivamente são pensadas a partir dos alunos tendem a conquistar maior engajamento dos estudantes, deslocando-os de sua zona de conforto. Alunos motivados estão mais propensos a encarar o aprendizado como um desafio a ser superado e não como um problema intransponível.

“A participação do coordenador pedagógico no dia a dia escolar possibilita o acompanhamento mais efetivo do processo de aprendizagem dos alunos. Desta forma, quando a avaliação dos rendimentos dos estudantes acontece de forma processual, é possível atuar com mais celeridade e eficiência em relação às dificuldades encontradas pelos alunos.”

O coordenador pedagógico deve auxiliar os estudantes para que superem suas dificuldades e possam lidar e resolver situações problemáticas no ambiente escolar. Cabe ao coordenador atuar como articular e mediador das relações dos alunos com seus pares, professores e mesmo familiares quando essas influenciam no desenvolvimento do aprendizado. “À medida que se faz necessário, o coordenador pedagógico trabalha com as partes envolvidas procedimentos que contribuam para reelaboração de perspectivas e estratégias que promovam situações de aprendizado adequadas”, conclui a especialista.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *