12 de novembro é o Dia do Diretor

A figura do diretor escolar é fundamental em uma instituição de ensino, pois ele é responsável por gerir e administrar todas as decisões da escola. Por isso, o diretor é um importante colaborador para a construção de um ambiente escola saudável para o corpo docente, os alunos e toda a comunidade escolar. E, em reconhecimento do seu papel, no dia 12 de novembro, homenageamos esse profissional com o Dia do Diretor Escolar.  

Neste artigo, você vai conferir tudo sobre a origem da data e algumas dicas para celebrar esse dia. Feliz dia do diretor escolar e boa leitura! 

Como surgiu o Dia do Diretor Escolar 

Primeiramente, precisamos recordar a origem do cargo de diretor escolar. Devido a necessidade de expansão do ensino pelo país, ao final do século XIX, a Proclamação da República desencadeou muitas mudanças educacionais. Basicamente, até aquele momento, as aulas eram ministradas nas casas dos professores ou em prédios públicos improvisados.  

Para se adequar a ideais republicanos, e atendendo à necessidade de concentrar os aprendizados que os alunos recebiam, foram criadas as chamadas escolas reunidas ou grupos escolares. Com isso, todas as turmas passaram a ocupar um único prédio. Nesse momento da história, ainda não existia a figura do diretor. Mas, com o passar do tempo, demandas relacionadas à gestão exigiram que um papel específico para essa atividade fosse definido.  

Mais especificamente, em setembro de 1892, o estado de São Paulo instituiu a Lei Estadual nº 88, que definia o diretor escolar como parte das organizações escolares. Esse seria um profissional preferencialmente formado pelo Magistério de 1º grau ou um Pedagogo. Assim, os diretores ocuparam local de destaque no andamento da reforma educacional proposta pela República, orientado os docentes e assumindo funções administrativas e de interface com o governo.  

Homenagem ao diretor escolar 

O diretor está sempre envolvido na organização das homenagens e celebrações das datas comemorativas de uma escola. Por isso, é importante que ele também seja homenageado em seu dia especial. Organizar um lanche, por exemplo, é uma ação que não demanda muito esforço, mas ainda assim demonstra aos profissionais da direção escolar como eles são importantes. Para esse lanche, a equipe da escola pode se dividir para levar os comes e bebes e realizar um evento durante o intervalo ou após as aulas.  

Além disso, pequenos presentes, como uma caneta ou caneca personalizada, são ótimas ideias. É interessante escrever também um cartão e coletar assinaturas de todos os professores e colaboradores – ou mesmo dos alunos, mesmo que muitas vezes o diretor e o corpo discente não tenham uma relação tão próximo como a de outros profissionais da instituição. Essas são algumas ideias simples para homenagear esse profissional, mas o mais importante é não deixar a data passar batido.  

Importância do diretor escolar 

Como vimos, o diretor escolar é uma figura fundamental em uma escola. Ele tem o papel de garantir a excelência em todos os aspectos da instituição de ensino. E, entre os muitos objetivos da sua atuação, está construir um ambiente favorável à construção do conhecimento, sendo o denominador comum no relacionamento com alunos, pais, professores e demais funcionários da instituição de ensino. 

Cabe ao diretor também se responsabilizar pelas finanças da escola. Ele não necessariamente será responsável direto pela parte administrativa, já que a escola pode contar com um departamento responsável por isso; mas, como figura central da escola, ele deve zelar pela saúde financeira da instituição. Para isso, precisa tomar decisões sobre a manutenção e reforma dos espaços físicos da escola, por exemplo. Ademais, deve se atentar aos materiais e equipamentos disponíveis e se estes precisam de manutenção.  

O diretor também é responsável por acompanhar as práticas pedagógicas e o desempenho dos alunos. E, no caso da reforma do Ensino Médio, por exemplo, o diretor deve organizar as mudanças que precisam ser implementadas. Para facilitar esse processo, preparamos um guia de implementação do Novo Ensino Médio. Baixe o material gratuitamente.  

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *