Qual é a importância de feedbacks ao longo do processo de aprendizagem?

A prática pode ser realizada de diversas formas e traz uma série de vantagens para o estudante

Ao longo da carreira, muitos profissionais se queixam por não receberem um feedback do gestor. Eles querem saber se estão indo bem e, caso não estejam, como fazer para melhorar a performance. Com os estudantes, acontece a mesma coisa. 

“É importante dar feedback aos estudantes para que saibam como melhorar a sua performance, o seu rendimento. Eles são fundamentais para que o processo de aprendizagem aconteça com mais consistência. Afinal, se soubermos onde o estudante está falhando e damos as orientações assertivas e precisas, ele aprenderá mais”, explica Fábio Aviles, autor de Química do Sistema Anglo.

Confira as quatro principais vantagens dos feedbacks, segundo o especialista:

  • Clareza do processo para todos os atores envolvidos nesse grande espetáculo que é a escola
  • Assertividade nos processos de ensino e aprendizagem (perde-se menos tempo focando em pontos que não são relevantes e nem trazem maior performance
  • Engajamento de todos: orientando com assertividade, o estudante e o professor saberão que rumo tomar. Rumo certo tomado, maiores chances de melhores resultados e, com isso, mais empolgação para conseguir crescer. Consequência: maior engajamento
  • Melhora na performance de todos. Isso não significa que todos vão ser nota 10 (ainda bem!), mas que todos têm mais chances de melhorar

Aviles explica que quanto mais frequentes forem os feedbacks, maiores as chances de melhorar a performance. Logicamente que o cotidiano da sala de aula torna essa prática muito complicada, especialmente em turmas grandes. Para isso, as ferramentas tecnológicas são fundamentais. 

“Exercícios entregues digitalmente pelo Plurall ou qualquer outra plataforma disponível, com feedback imediato para o aluno e também um relatório para o professor, são indispensáveis para isso. O uso de rubricas como estratégia de avaliação também é uma estratégia bastante assertiva e prática de dar feedbacks e orientar os melhores caminhos.”

Além dessas estratégias que funcionam bem e cotidianamente, temos as avaliações formais do colégio (provas mensais, bimestrais ou trimestrais, trabalhos, provas do Anglo, simulados externos) que também trazem feedbacks. “A combinação de todos eles, lembrando do PDCA do Anglo, será uma grande ferramenta para melhorar os resultados de todos os integrantes da escola”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *