Vestibulares: aproveitar as festas de fim de ano ou focar nos estudos?

A principal orientação é que os vestibulandos descansem e recuperem as energias, mas sem perder o foco

Os estudantes aprovados para as segundas fases devem ter consciência que este momento é de grande cansaço e desgaste, pois vivenciaram meses de estudos, provas, simulados, além de outras situações pessoais e as preocupações ainda presentes no contexto da pandemia, como a retomada de atividades presenciais. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial ao autocuidado.

“Para desempenharem bem nos vestibulares, é importante estarem com bom equilíbrio físico e emocional e, por isso, não devem descartar alguns dias de descanso no final do ano”, afirma Silvia Hasse, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP). 

Como o tempo até as segundas fases é curto, a orientação da psicóloga é que o estudante descanse nos dias das festas (como no Natal, 24 e 25/12 e Ano Novo, 31/12 e 01/01) e, nos demais, mantenha sua rotina de estudos. “As festas de fim de ano costumam ser momentos para reunir a família e podem ser boas oportunidades para relaxar, recuperar as energias e a motivação para as provas, porém sem perder o foco”, completa Silvia. 

Dicas

Para ajudar os vestibulandos que estão nesse dilema, a especialista separou cinco dicas especiais. Confira: 

  • Defina previamente os dias em que irá descansar ou estudar, para que não se sinta culpado quando estiver descansando. Perceba que tanto o estudo quanto o descanso são importantes na sua preparação. 
  • Elabore um planejamento de estudos realista, a fim de dimensionar o tempo que terá disponível até as provas e distribuir os períodos em que conseguirá estudar – não vale a pena criar expectativas sobre um planejamento que não será possível cumprir. 
  • Liste os principais conteúdos a serem revisados para as provas, verificando a incidência nos vestibulares que irá prestar e o grau de dificuldade que você encontra para definir quanto tempo irá dedicar para cada um – por exemplo, no caso de conteúdos com alta incidência e que você tenha dificuldade, vale dedicar um tempo maior. 
  • Faça provas anteriores no mesmo formato que irá enfrentar, a fim de treinar o tempo, compreender o estilo e grau de exigência da banca responsável pela prova, além de ser uma ótima forma para revisar os conteúdos.
  • Busque sanar suas dúvidas com profissionais habituados ao estilo da prova e com amigos que tenham facilidade em disciplinas que você não tem, assim podem fazer trocas e motivar-se mutuamente para manter os estudos na reta final. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *