Professor aponta as impressões de alunos e docentes sobre o novo modelo
As mudanças do Novo Ensino Médio têm impactado diretamente o dia a dia de estudantes e professores. Mas, afinal, como será que eles estão recebendo essas alterações? Segundo Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo e coordenador do Colégio Anglo São Paulo, os estudantes estão recebendo muito bem o novo modelo, porque ele trabalha com temas e métodos bastante diversificados, além das metodologias ativas, que desencadeiam aulas mais práticas.
“Os jovens têm gostado bastante, porque nesse formato eles têm a opção de escolher, de ir para uma linha ou outra, para Ciências Humanas ou para Ciências da Natureza. Assim, acabam estudando mais daquilo que têm mais afinidade, do que gostam mais. Além disso, eles têm recebido bem as disciplinas, pois acabam entrando em contato com outras habilidades diferentes das trabalhadas nas aulas tradicionais”, explica o autor.
Para os professores, segundo De Paula, o maior desafio é se adequar a esse novo projeto. “Agora, é necessário ter uma organização de sala em cima desse novo modelo em que a gente precisa preparar as aulas com metodologias ativas, aulas que não trabalham conteúdos tradicionais e que precisam ter uma maior organização da prática dos alunos. Esse tem sido um desafio para os professores principalmente.”
Já para os estudantes, o maior desafio é justamente precisar “trabalhar”. “Eles estão acostumados a ter uma educação passiva, estarem parados na aula esperando o professor ensinar. Agora, eles precisam colocar a mão na massa. Eles precisam ter uma postura mais proativa. Isso também, embora seja agradável e eles gostem bastante, é algo que devem aprender a fazer: ter autonomia e proatividade para estudar e para aprender.”