Professores devem propor a prática de atividades que sejam adequadas à faixa etária e ao contexto vivenciado da escola
Os primeiros anos de vida de uma criança formam um dos períodos mais importantes da aprendizagem. Nessa fase, ela recebe as primeiras referências para construir a sua personalidade e o seu senso de identidade. Além disso, é quando ela começa a perceber e entender as normas sociais que regem a convivência humana.
Por isso, apresentar a diversidade na Educação Infantil é muito importante tanto para que a criança aprenda a respeitar as outras pessoas com as suas diferenças quanto para que ela tenha referências para construir a sua própria individualidade, segundo Fernanda Lopes, assessora pedagógica do Sistema Anglo. Dessa forma, a criança tem mais chances de se tornar um adulto tolerante, empático e que respeita o próximo.
“As escolas precisam promover e valorizar a diversidade, favorecendo a troca de saberes, para evitar qualquer tipo de preconceito. Oportunizar que os alunos conheçam a história e os costumes das diferentes regiões do Brasil e de outros países é uma boa forma de incentivar essa abordagem”, afirma Fernanda.
Papel dos professores
Nesse contexto, o papel do professor é o de propor atividades que sejam adequadas à faixa etária e ao contexto vivenciado da escola e, principalmente, sendo exemplo para os alunos.
Confira algumas sugestões da assessora pedagógica de como trabalhar com a diversidade na Educação Infantil.
Fortalecer a autoestima
Por meio de rodas de conversa, hora da história ou até mesmo utilizando fantoches, o professor pode fortalecer a autoestima dos seus alunos apresentando figuras consideradas símbolo, ou seja, que se destacaram em suas jornadas pela busca de reconhecimento e respeito.
Dinâmicas e integração
As brincadeiras de integração e dinâmicas de grupos são ótimas aliadas do professor na hora de trabalhar a diversidade em sala de aula na educação infantil.
Explorar a diversidade por meio de filmes infantis
Os filmes infantis e desenhos animados são recursos atuais e que geram identificação, sendo perfeitos para explorar as diferenças no ambiente escolar.
Dinâmicas que estimulem valores
É durante a educação infantil que os estudantes construirão a maior parte dos valores que vão carregar por toda a vida.
Trabalhar com personagens da literatura infantil
A literatura infantil tem diversos exemplos que podem ser usados para ensinar as crianças a lidar com as diferenças. A ideia é dar preferência para as histórias que permitam que os alunos façam uma reflexão.