5 dicas de como ajudar seu filho com a rotina escolar

Uma boa adaptação escolar começa, sempre, de casa. Entenda como os pais podem, de maneira prática ou subjetiva, ajudar os estudantes com a rotina acadêmica

Depois de dois anos em isolamento por conta da pandemia, os estudantes enfrentam, em 2022, um cenário de aulas totalmente presenciais. Com certeza, esse momento foi muito aguardado, mas pode gerar ansiedade e alguns desafios para se adaptar à nova rotina.

Nesse sentido, é fundamental oferecer apoio às crianças e aos adolescentes, mostrando que eles não encaram esse retorno sozinhos. Existe uma série de técnicas que os pais podem utilizar para ajudar seus filhos com a rotina de aulas e estudos. Confira:

5 dicas para ajudar seus filhos a retomarem a rotina escolar

1- Transmita calma e segurança

É essencial que os pais transmitam tranquilidade aos filhos. Para um bom desempenho acadêmico e social na escola, o primeiro acolhimento deve sair de casa, sem que exista uma barreira entre esses dois ambientes. Toda criança é especialista em leitura corporal e ela sempre acaba espelhando o que somos e sentimos”, explica a assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino, Geovana Silva.

2- Diálogo

Conversar com o próprio filho sobre tudo que acontece no mundo é essencial para um ambiente familiar harmônico, e isso não seria diferente em relação à volta às aulas. Depois de dois anos mais reclusos por conta da pandemia, acostumados com a rotina de casa, é natural que os estudantes expressem mais ansiedade sobre a rotina presencial.

“Uma outra coisa que gosto muito é de ensinar a criança a se conhecer e se regular. Em caso dela sentir ansiedade ou saudade, pergunte a ela o que ela pode fazer para contornar o sentimento. A técnica aqui é nomear e disciplinar o que se sente”, pontua a assessora, ressaltando a importância de identificar a emoção e uma possível solução.

3- Rotina adaptada

Para que a rotina escolar esteja bem alinhada à vida do estudante, é importante que a família faça adaptações no seu cotidiano, antes mesmo da volta às aulas, evitando mudanças bruscas. Algumas sugestões são reduzir o uso de aparelhos eletrônicos, estabelecer horários para as refeições e para acordar.

“Lembre-se que o período de adaptação é precioso para que a mente e o corpo do estudante consigam lidar com o sono, o desânimo, a fome, o cansaço e até outros sentimentos que naturalmente poderão surgir”, enfatiza Silva.

4- Organize o material escolar com tudo que é necessário

Uma forma de preparar o cérebro para a rotina acadêmica é organizar o material escolar. Portanto, proponha essa atividade ao seu filho, ou faça junto com ele. “Ações simples como organizar a mochila, separar o material e verificar se não está faltando nada contribuirá para uma melhor segurança e aceitação de volta às atividades”, complementa a assessora.

5- Experiencie o percurso da escola antes da volta às aulas Uma estratégia excelente para diminuir a ansiedade, principalmente para crianças pequenas, é realizar o caminho até a escola antes mesmo da volta às aulas. Isso traz uma normalidade ao ambiente, e tira a pressão de ser um local que só será visto depois das férias, quando um novo ano letivo está no aguardo das turmas.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *