Quais são os limites em ano de vestibular?

É importante que cada um esteja atento aos sinais do próprio corpo, e saiba equilibrar os momentos de estudo e descanso

Na adolescência, os estudantes passam por um momento de grande pressão: o vestibular. É essencial estar afiado para a prova, mas o ano de preparação não deve levar o jovem à exaustão mental e física. Para realizar o trabalho necessário de forma equilibrada, todos devem buscar suprir dois pilares: o estudo e o lazer/descanso, encontrando o ponto ideal para cada caso.

A dinâmica do ano de vestibular

“O ano de vestibular, diferente de um ano escolar tradicional, não se encerra em dezembro. O estudante encontrará provas em janeiro, fevereiro e, por vezes, até março do ano seguinte. Se ele não compreender seus limites e, por diversas vezes, ultrapassá-lo, o risco de um desgaste físico, mental e até mesmo emocional é grande”, explica a psicóloga Mayra Temperine, do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo).

Uma rotina equilibrada favorece a absorção dos conteúdos, pois o estudante terá mais foco durante as aulas e, ao longo do ano, um bem-estar maior. A longo prazo, isso mantém a motivação referente ao vestibular e, depois da aprovação, um engajamento significativo nos estudos da faculdade. 

Como saber se está ultrapassando seus limites?

A disposição de cada indivíduo é única. Para saber se está respeitando os seus limites, o ideal é olhar para o próprio corpo – esse vale mais do que qualquer parâmetro externo. Sobre os sinais que aparecem ao longo do tempo, a psicóloga cita: “aumento da irritabilidade, insônia, perda de apetite, falta de disposição/motivação, diminuição da atenção/foco”. Quando notar o aparecimento ou aumento de algum desses alertas, o estudante precisa reavaliar a sua rotina de estudos.

O que fazer se perceber que está com a saúde mental prejudicada

Ao se sentir sobrecarregado, ou com a saúde mental prejudicada, o estudante não deve hesitar em pedir ajuda, seja para um familiar, amigo ou professor. “Além deles, também existem profissionais qualificados dispostos a lhe orientar e ajudar”, comenta Mayra Temperine. “Faça uma pausa hoje para que possa ter um estudo de maior qualidade amanhã!”, finaliza.

Dicas para não se perder no ano de vestibular

Pensando no bem-estar dos vestibulandos, Temperine separou as principais dicas para o ano:

  • Eles não são apenas estudantes, mas também pessoas que possuem outros interesses, necessidades e vontades
  • Manter contatos sociais, atividades físicas e momentos de lazer
  • Celebrar as vitórias do dia a dia (como terminar um simulado no tempo adequado, ou resolver um exercício complexo)

Todos esses fatores farão diferença na hora da prova e no intenso ano de preparação.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *