Como os estudantes podem lidar com pais exigentes em relação aos estudos?

Os pais, quando muito exigentes sobre a vida escolar dos filhos, podem negligenciar outras áreas da educação e gerar um distanciamento

O desempenho escolar de um estudante é, muitas vezes, acompanhado de perto pela sua família. Esse comportamento é natural, dada a preocupação dos pais com o bem-estar de seus filhos. No entanto, em alguns casos, a exigência pode ser excessiva e afastar os jovens, que precisarão aprender a lidar com essa cobrança.

Por que alguns pais são tão exigentes?

Além de alguns pais quererem participar ativamente da vida de seus filhos, gerir a vida educacional, seja essa moral ou escolar, dos menores faz parte das suas obrigações. Tendo em vista que a educação formal ocupa lugar de prestígio na sociedade atual, alcançar bons resultados, como o ingresso em uma universidade conceituada, é uma ambição que eles emplacam na vida dos jovens.

“Mas também vale fazer uma ressalva aos pais: pode haver uma importância exagerada ao rendimento escolar do filho em detrimento de outras formas de educação, como ajudá-lo a entender a si e aos outros, a resolver seus problemas e ajustar-se às mudanças, tanto em si mesmo, como no ambiente”, ressalta a psicóloga Paula Pimenta, do Serviços de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP).

5 dicas para lidar com pais muito exigentes

Para ajudar os estudantes que precisam lidar com pais exigentes, a psicóloga separou cinco dicas:

1- Buscar sempre o diálogo com os pais, mostrar quais têm sido suas motivações e seus desafios com os estudos.

2- Identificar quais são suas metas e desafios pessoais e comunicar isso aos pais. Quando os pais sabem quais são suas prioridades, podem compreender e aceitar melhor o tempo que você quer se dedicar a elas.

3- Pedir ajuda aos pais quando necessário. Se estiver com dificuldades na escola ou mesmo frustrado com uma questão mais pessoal, comunique seus pais para juntos encontrarem uma alternativa.

4- Mostrar que você sabe quais são suas responsabilidades e demonstrar autodisciplina.

5- Sugerir uma maior aproximação dos pais com a escola e os professores. As trocas entre os pais podem tranquilizar o ajuste da expectativa x realidade que eles têm sobre os filhos.

Como identificar se os pais estão ajudando ou sendo exigentes em excesso?

Muitos pais definem o âmbito escolar como o ponto mais importante na vida das crianças e adolescentes. O aproveitamento dos estudos merece atenção, mas isso é apenas uma parte do conjunto de aprendizagens importantes para o desenvolvimento cognitivo e pessoal. Nesse sentido, um fator não deve sufocar outros, sendo fundamental haver espaço para o diálogo com os filhos.

“Pode ocorrer de os pais, ao tentarem se aproximar e ajudar seus filhos na vida escolar, serem compreendidos como controladores, o que pode provocar uma maior resistência e distanciamento. Este é um sinal de que o diálogo precisa ser retomado e os esclarecimentos de como pedir e dar ajuda precisam ser refeitos”, finaliza Pimenta.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *