Madson Molina, autor do Sistema Anglo, comenta as opções para quem quer estudar fora do Brasil usando o exame
Quando o assunto é estudar fora do país, muitos estudantes ficam assustados com a parte que antecede o sonho: receber a aprovação. A necessidade de entender a dinâmica de vestibulares estrangeiros, com conteúdos diferentes, pode desencorajar. Mas há uma boa notícia: várias faculdades internacionais já aceitam o Enem como método avaliativo.
Confira uma lista com os principais países que aceitam o exame brasileiro:
A principal opção: Portugal
Ao analisar os países em que o Enem é aceito para o ingresso em universidades, logo se percebe uma opção com acesso facilitado aos brasileiros. “O principal país é Portugal, onde o resultado no Enem pode ser utilizado para ingresso em 51 institutos politécnicos e escolas superiores. O programa que permite o ingresso em Portugal pelas notas do Enem se chama “Enem Portugal” e se dá entre as IES e o Inep”, explica Madson Molina.
As ofertas são diversas, mas não incluem o curso de Medicina. No entanto, para as demais carreiras, há organizações em distintos pontos do país, seja em cidades maiores, como Lisboa e Porto, ou menores, com cultura universitária, como Coimbra. Para conferir a lista de instituições disponíveis, basta acessar: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/enem-portugal
No site individual de cada uma, há detalhes sobre como ingressar. No entanto, a grande maioria adota o Enem como um correspondente ao exame português, calculando a média aritmética das notas, sem exigir outra prova.
Reino Unido
Além de Portugal, outras nações utilizam o Enem para receber estudantes brasileiros, mas exigem, junto ao exame, outras certificações. Do Reino Unido, Molina listou os requisitos de três universidades:
1- Kingston University:
– Certificação de proficiência em inglês (IELTS)
– Diploma secundário (o Enem é aceito caso a nota atinja 55% ou mais do total de pontos)
– Boletim de concurso Vestibular com nota 5/10 (50% do total)
2- University of Birbeck, Loughborough University
– Enem
– Certificação de proficiência em inglês
– Realização de Foundation Course (curso que prepara para a graduação, prévio)
3- Nottingham Trent University
– Certificado de Ensino Médio: nota final 8/10
– Enem: nota >= 55%
– Certificação de proficiência em inglês (IELTS)
Outros destaques, que incluem o Enem como critério, são a University of Oxford e a University of Glasgow.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a quantidade de campi universitários é extraordinária, porém a maioria solicita o SAT (exame norte-americano) para os candidatos internacionais. Recentemente, a renomada NYU (New York University) passou a aceitar o Enem. A seleção de estudantes brasileiros será feita por:
New York University
– 3 anos de transcrições (registro/inventário certificado de um aluno ao longo de um curso de estudo com histórico de matrícula completo, incluindo todos os cursos (ou disciplinas) tentados, notas obtidas e graus e prêmios conferidos)
– Certificado de conclusão do Ensino Médio
– Diploma do Ensino Médio
– Desempenho em Vestibular (Enem)
– Certificado de proficiência em inglês (diversos)
Canadá
Uma das principais universidades canadenses, a University of Toronto, coloca o Enem como uma exigência, ou seja, avaliação obrigatória para os brasileiros. Os requisitos:
University of Toronto
– Certificado de conclusão do Ensino Médio
– Enem ou vestibular
– Certificado de proficiência em inglês (diversos)
Outros países
Se o estudante quiser explorar opções menos tradicionais, também encontrará alternativas. Há instituições que já aceitam o Enem na Irlanda, França, Espanha, entre outros países.