Entenda como as atividades extracurriculares podem impactar a vida pessoal e profissional do estudante

Dedicar-se a práticas que vão além do currículo tradicional traz mais bem-estar e desenvoltura aos estudantes

Hoje, os temas das atividades extracurriculares são mais diversos do que nunca. Existem opções para quem quer explorar esportes, tecnologia, arte, música, teatro, oratória, videogames ou alguma disciplina específica, por exemplo. Basicamente, as possibilidades são infinitas e aparecem como um meio para o estudante se dedicar a um interesse, conhecer uma área nova ou aprofundar habilidades.

Para adquirir essa experiência, a criança ou adolescente encontra oportunidades dentro da própria escola, ou em instituições externas. O importante é estar engajado dentro da atividade, a qual, além de ser um passatempo que promove bem-estar, traz benefícios para a vida profissional.

A importância das atividades extracurriculares

“É importante para o estudante se envolver com essas atividades, justamente para ele entender que ele também pode ser uma pessoa transformadora do espaço que ele vive, da sociedade que ele vive”, explica Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo.

Segundo o profissional, os componentes colaboram muito com a formação do indivíduo e dão maiores perspectivas do mundo, principalmente se estiverem relacionados ao ato de ajudar – seja por um projeto de reciclagem; um treinamento de olimpíadas de alunos de baixa renda ou uma disciplina eletiva, como robótica.

As atividades extracurriculares no Ensino Médio

Nos últimos três anos da escola, a rotina de estudos é agitada, com menos tempo livre e, muitas vezes, bastante conteudista, com foco nos vestibulares. Assim, realizar uma prática extracurricular pode apresentar novos horizontes à pessoa, relaxá-la e, inclusive, dar ideias sobre qual profissão seguir. 

“É importante para os jovens que estão no Ensino Médio se envolverem com atividades diferentes daquelas atividades clássicas propostas pelo currículo regular, pela formação geral básica, porque isso mostra para os jovens um universo que vai além daquilo que estão acostumados. Isso abre a cabeça do jovem para outras informações, para outras habilidades, para outros conteúdos – e desperta diversos interesses”, relata Vinícius.

Como essas atividades impactam na vida profissional do estudante?

Por mais que sejam, muitas vezes, associadas com hobbies e divertimento, as atividades extracurriculares são essenciais para a futura vida profissional daquele estudante. Por meio delas, ele pode conhecer práticas que encontrará em algumas carreiras, entra em contato com áreas diversas e desenvolve habilidades gerais, que são fundamentais para o trabalho. Grandes destaques são o despertar da curiosidade, a capacidade de lidar com problemas e de interagir com o outro.

Quais os efeitos para a vida pessoal?

Após uma experiência extracurricular, o impacto ultrapassa a vida acadêmica e é emplacado no setor pessoal, indo além do bem-estar momentâneo. “Quanto mais a gente aprende sobre o mundo, sobre a ciência, sobre os conhecimentos, mais prontos nós estamos para resolver problemas e mais aptos nós vamos estar para ser inseridos no mercado de trabalho e na sociedade”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *