Repertório: por que os estudantes devem compreender a realidade socioeconômica do Brasil?

Conhecer a realidade do país contribui para o exercício da cidadania, para tomar decisões profissionais e relacionar os conhecimentos vistos na escola

O Brasil é um país desigual e com muitos problemas socioeconômicos. Além dessas questões estarem inseridas no contexto educacional e nos vestibulares, os jovens precisam compreender a conjuntura brasileira para a vida pessoal e profissional. Com esse conhecimento, eles exercem a própria cidadania de maneira consciente e são capazes de escolher uma carreira levando diversos fatores em consideração.

Felipe Leal, autor do Sistema Anglo, explica a importância desse tema e como retratá-lo na redação do vestibular, fazendo uso de obras do cinema. Confira:

Por que é importante que o estudante tenha consciência da realidade socioeconômica do Brasil?

“Do ponto de vista educacional, o cenário econômico é o contexto no qual, em última medida, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos na escola ganham sentido pleno. O conhecimento da história socioeconômica e de atualidades é fundamental para entender o momento histórico do país, por exemplo”, aponta Leal.

Segundo o professor, também é fundamental conhecer a realidade para tomar decisões sobre o próprio futuro profissional, já que, dentro das possibilidades e características de cada um, as escolhas precisam levar em conta o contexto real do país.

Para a vida individual e coletiva, também existe uma importância. “Do ponto de vista pessoal, trata-se de uma condição para o exercício da cidadania. Em um contexto de aumento da procura de adolescentes e jovens pela regularização enquanto eleitores, por exemplo, a escolha de candidatos aos mais diversos cargos passa por uma avaliação da realidade socioeconômica também.”

Além disso, a realidade do Brasil é frequentemente pauta da redação de vestibulares, o que exige, para uma boa nota, que os candidatos tragam uma visão aprofundada.

Realidade socioeconômica: filmes e documentários na argumentação da redação

Para os estudantes que desejam ampliar o seu repertório e, assim, aumentar a preparação para o vestibular, produtos culturais são uma fonte excelente. Eles podem complementar a análise de questões da sociedade, principalmente quando são não-fictícios. “Filmes e documentários são ótimas opções. No Enem, por exemplo, o candidato só consegue obter o resultado máximo (1000 pontos) na redação se tiver uma citação de repertório externo, ou seja, daquele que não está presente nos textos de apoio da proposta”, comenta Leal.

Em nenhum momento o estudante deve ter a falsa suposição de que um filme é uma citação menos válida do que uma teoria filosófica ou um livro.

Como citar uma obra na redação?

“A citação pode se dar em diversos momentos do texto. O importante é que dê sentido para o argumento”, ressalta o professor. Pensando nisso, é preciso ter cautela na hora de fazer a seleção, verificando se aquela referência realmente se encaixa com o foco da proposta.

No caso do Enem, a recomendação é sempre escolher obras que tenham temáticas próximas de quaisquer das palavras-chave do tema. Por exemplo, sobre o tema ‘O estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira’, o filme ou documentário pode tratar da questão do estigma ou das doenças mentais, por exemplo. Leal afirma que é interessante que haja alguma comparação, ou para mostrar semelhanças, ou contrastes quanto ao conteúdo da obra.

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