O laboratório de química coloca em prática o que os estudantes estão aprendendo na teoria
O aprendizado da química, para crianças e adolescentes, inclui uma grande variedade de assuntos. Na maioria das vezes, esses conteúdos possuem, além de explicações teóricas, experimentos práticos que evidenciam a sua funcionalidade.
Para que o aprendizado faça sentido e seja completo, as aulas no laboratório são essenciais. Isso porque as atividades nesse ambiente permitem que os estudantes visualizem a teoria na prática. Como resultado, a memorização e compreensão do conteúdo é facilitada e, ainda, as turmas aprendem a exercer a sua atenção e cautela.
Exemplo: aulas sobre misturas
“Os jovens consideram muito cansativo e monótono aprender os métodos de separação de misturas em sala de aula, pois o professor fica de uma a duas aulas apenas apresentando nomes de métodos e para que servem”, explica Reinaldo Putvinskis Junior, autor de química do Sistema Anglo.
“Já no laboratório, os estudantes podem utilizar os equipamentos e vidrarias para separar diferentes misturas e perceberem qual método funciona para qual tipo de mistura. Ou seja, fica mais fácil memorizar o nome do método, uma vez que o próprio aluno viu ocorrendo”, completa.
Atenção aos detalhes
“Eles podem aprender quase todos os conteúdos que seriam ministrados em sala de aula e ao mesmo tempo perceber que pequenas alterações nas quantidades de reagentes ou nas condições do experimento podem trazer resultados diferentes”, aponta o autor.
Em suma, além de aprender, na prática, os conteúdos das aulas teóricas, os estudantes compreendem que pequenos detalhes podem alterar completamente o resultado de um experimento. Com isso, a atenção às reações químicas aumenta e a noção de responsabilidade, ao ministrar os materiais, também.