É fundamental estabelecer alguns combinados para o estudo em grupo funcionar, segundo Rodrigo Machado, autor do Sistema Anglo de Ensino
Estudar em grupo é uma opção popular entre os estudantes, que podem aproveitar para discutir temas, tirar dúvidas com os colegas e ter um ambiente voltado exclusivamente para o aprendizado de uma matéria. No entanto, é preciso ter ordem e combinados para garantir que essa dinâmica seja proveitosa.
Para tornar o estudo em grupo mais produtivo, confira as recomendações de Rodrigo Machado, professor e autor do Sistema Anglo de Ensino:
I. O grupo deve conter de 4 a 5 participantes
II. Definir o tempo de funcionamento do grupo
Sugerimos que os encontros aconteçam de 1h30min a 2h. Tempos muito curtos não são produtivos, ou seja, quando a discussão começa a esquentar, o tempo acaba. Já tempos longos são cansativos.
III. Definir funções para os integrantes
É importante separar tarefas para cada um, como quem irá controlar o tempo ou quem irá conduzir a conversa.
IV. Definir previamente o tema que será discutido
O tema ou objetivo do grupo, como a resolução de uma determinada prova, precisa ser combinado previamente. Além disso, é fundamental que os integrantes se preparem para o encontro, como fazer a prova combinada ou estudar o tema que será discutido.
“É importante ter consciência que o funcionamento adequado do grupo não acontece logo de início e que também é um aprendizado, ou seja, trabalhar em grupo não é algo automático, mas é algo que aprendemos a fazer. Sendo assim, tenha paciência”, finaliza Machado.