3 dicas para render mais nos estudos

Saber gerir o tempo de estudo é uma peça-chave para ter sucesso nas provas

Na hora de estudar, uma das grandes dificuldades dos jovens é saber administrar o tempo. Com tantos conteúdos para colocar em dia, de diversas matérias diferentes, é comum que fiquem um pouco desnorteados, sem saber por onde começar. Caso não defina uma estratégia, o estudante pode se sentir sobrecarregado e ansioso com mais facilidade, com a percepção de que não dará conta de tudo.

Pensando nisso, e no momento da prova em que precisa dedicar poucos minutos para cada questão, é fundamental que o estudante saiba fazer uma boa gestão do seu tempo. Confira algumas dicas de Madson Molina, autor do Sistema Anglo, para fazer o estudo render o máximo possível:

1- Saiba priorizar as suas tarefas

“Para alunos do Sistema Anglo, em que as tarefas são hierarquizadas em ‘tarefa mínima’, ‘complementar’ e ‘desafio’, é importante que ele primeiro faça as tarefas mínimas, na sequência das aulas que ele teve, depois evolua para a execução das tarefas complementares e, finalmente, os desafios. Se não deu tempo, é preciso que ele deixe bem registrado o que falta. Mas, dessa maneira, ele consegue garantir que o conteúdo basal de cada aula foi assimilado”, diz Molina.

2- Dedique mais tempo aos assuntos que sente dificuldade

Segundo o autor, uma segunda dica importante é criar uma rotina de estudos estratégica, dedicando mais tempo aos assuntos que considerar difíceis, e menos aos que sente facilidade, partindo, inclusive, diretamente para exercícios mais complexos. Nesse sentido, para os alunos do Sistema Anglo, Molina aponta: “Se ele tem facilidade com o assunto, pode trabalhar em um plano de tarefa ‘complementar’ ou ‘desafio’. Se é uma aula que sente mais dificuldade, pode trabalhar no plano da tarefa ‘mínima’ e ‘complementar’”.

3- Faça uma análise estatística dos assuntos que mais caem naquele exame

Pensando, sobretudo, na proximidade dos vestibulares, a última dica é que o estudante faça uma análise dos assuntos de maior incidência daquela prova específica, com base nos anos anteriores. Nesse contexto, ele pode ver quais os assuntos que não domina e priorizá-los nos estudos.

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