Simulados: três dicas para aproveitar ao máximo e melhorar seu desempenho

Como utilizar simulados de vestibular para orientar seus estudos e aprimorar suas correções

Simulados, como o nome diz, são provas que simulam o formato de um vestibular, teste ou concurso, com questões no mesmo modelo da prova verdadeira e com o mesmo tempo de conclusão. Para vestibulandos, um simulado é uma ótima maneira para entrar em contato com o próprio vestibular antes da “hora H” e para ter a dimensão de quanto tempo leva para concluir cada questão, além de entender qual o perfil de cada uma e de como se conduz cada disciplina.

Uma das principais funções do simulado é a de criar estratégias para completar a prova, levando em conta o tempo, a dificuldade de cada matéria e o tamanho dos textos. Pensando nisso, Heitor Ribeiro, autor do Sistema Anglo de Ensino, separou três dicas de ouro para os alunos que desejam aproveitar ao máximo os simulados.

01. Corrigir os erros e classificá-los

É importante que o aluno analise seu desempenho nos simulados, anotando os erros e fazendo uma correção eficiente. Heitor divide essa correção em dois aspectos: corrigir o conteúdo e classificar seus erros.

Além de anotar quais tópicos da prova são mais difíceis e trabalhosos para cada aluno e qual matéria precisa de um estudo mais aprofundado ou mais exercícios, alguns erros não são apenas sobre o conteúdo. Às vezes, o problema foi falta de atenção ao analisar a questão, erro na estratégia, inseguranças na hora de marcar a alternativa certa ou mesmo uma questão para a qual o estudante não sabia a resposta e não soube descartar as alternativas de modo prático.

02. Criação de um “caderno de erros”

Existem soluções para cada tipo de erro, e por isso é importante mapeá-las. “A ideia é que os simulados devem ser usados para orientar o estudo do aluno. Ele deve agendar o momento para lidar com esses erros, revisar as questões e construir um caderno de erros de simulado.”

03. Formulação de estratégia de tempo

Uma das melhores práticas do simulado é principalmente simular o tempo de prova,. Heitor explica que é interessante para o aluno treinar como fazer a prova no tempo proposto, porque isso torna a experiência e a preparação mais reais e permite que o estudante compreenda como funciona ficar tantas horas, sem parar, resolvendo questões.

Além disso, realizar simulados faz com que o aluno tenha um entendimento da resolução da prova, que não pode ser realizada de modo aleatório. É importante saber por onde irá começar  e por onde irá terminar. “Tem alunos que possuem dificuldades com uma determinada matéria e optam por já começar com essa matéria. O aluno precisa entender que começar com a matéria de maior dificuldade pode causar uma perda maior de tempo e como consequência obter um desempenho aquém do esperado. Outros preferem pular as questões mais difíceis e deixar para resolver no fim da prova”, diz ele. Heitor Ribeiro recomenda fazer as questões mais difícies depois daquelas em que o estudante tem mais facilidade, pois ganhar tempo pode ser crucial na reta final da prova. “Ao se deparar com um exercício que exige muito e perceber que será uma questão trabalhosa e demorada, é melhor deixa-la para o final, garantindo um melhor controle do tempo.”

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