Especialista explica como funciona a integração de disciplinas por meio de projetos e como usá-los para preparar os alunos para os desafios do futuro
Atividades e projetos interdisciplinares podem ser definidos como uma conexão entre duas ou mais disciplinas, quebrando a “segmentação” das matérias e mostrando aos alunos que, no mundo real, os assuntos estão interligados, não divididos em caixinhas.
Segundo Débora Oliveira, coordenadora do Sistema Anglo de Ensino, essa relação entre as matérias se dá de maneira transversal às cinco disciplinas da base comum. “Essa possibilidade de integração ocorre tanto mobilizando conhecimento e saberes dentro da própria disciplina quanto entre uma matéria e outra. A intenção do autor do material é a de buscar essa integração de maneira real, no campo do conhecimento.”
Mas como promover projetos interdisciplinares funcionais, que preparem os estudantes para os desafios de um mundo que não é segmentado por áreas e disciplinas?
Preparando os alunos para fora da sala de aula
“O que norteia o processo educacional é o desenvolvimento do aluno para cidadania. Com os projetos interdisciplinares é possível avançar para este grande objetivo à medida em que se torna possível inserir questões sociais que possibilitam reflexões”, explica Débora Oliveira. Segundo ela, a integração de conceitos a partir desses projetos garante que o estudante pense sobre o mundo e possibilita que esse saber atravesse todas as áreas do conhecimento.
Os conteúdos são pensados, desenvolvidos e aprofundados a partir da resolução de problemas e de como cada área os identifica e os resolve. Há uma abordagem do conhecimento dos alunos, mostrando a eles que os desafios que emergem na vida real são extremamente complexos. “Isso nos faz olhar primeiro para o todo e entender as profundidades para então ser possível se afastar e identificar soluções. Esse é um dos grandes benefícios que eu identifico para o trabalho com projetos interdisciplinares.”
Habilidades para a vida
A colaboração no próprio aspecto entre as disciplinas e entre estudantes, junto à comunicação do projeto, desenvolvem diferentes ferramentas para melhor preparação e execução da atividade, trabalhando pensamento crítico, reflexão e criatividade – habilidades necessárias para o século 21.
Os projetos interdisciplinares também estabelecem uma relação com o autoconhecimento e o autocuidado, trabalhando a saúde física e emocional, estimulando o conhecimento de suas próprias emoções e a dos outros e desenvolvendo a autocrítica e a capacidade de lidar com ela. Outras habilidades básicas trabalhadas nesse tipo de atividade são a empatia e a cooperação. Cada uma destas competências promovem o respeito ao outro e aos direitos humanos; o acolhimento e a valorização da diversidade; responsabilidade e cidadania.