Uso de plataformas educacionais e ferramentas digitais enriquecem o processo de aprendizagem e favorecem o engajamento dos alunos e a personalização do ensino
A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, seja no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional. Na educação, isso não é diferente. Plataformas, aplicativos educacionais e ferramentas tecnológicas têm se tornado aliados no processo educativo, transformando a maneira de ensinar e aprender e a relação das pessoas com o conhecimento.
Carlos Marmo, professor do Curso Anglo e autor do Sistema Anglo nas áreas de Física e Desenho Geométrico, lembra que a educação é, em sua essência, resultado das relações que se estabelecem entre professores, estudantes e seus pais ou responsáveis. Tendo isso em mente, ele considera que a integração da tecnologia na educação, desde que realizada com intencionalidade pedagógica, ponderação e critério, e sob a orientação de especialistas, é altamente recomendável e se justifica por diversos motivos.
Uma dessas razões é o aumento do engajamento dos estudantes. “Cada vez mais, a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes, que são verdadeiramente fascinados por ela”, comenta. “Desse modo, o engajamento dos estudantes deve aumentar se ela também fizer parte da sua vida acadêmica.”
Outro ponto que ele aborda é a ampliação das possiblidades pedagógicas. Há uma grande variedade de ferramentas tecnológicas educacionais, muitas delas de livre acesso. Ele aponta que por meio desses recursos é possível:
- proporcionar um aprendizado personalizado, que atenda às necessidades específicas do estudante;
- possibilitar o acesso à recursos educativos, como vídeos, animações computadorizadas e simulações, que podem facilitar a aprendizagem e ampliar os conhecimentos;
- promover meios para o trabalho em equipe e remoto;
- facilitar o acesso de alunos com necessidades especiais, garantindo uma educação mais inclusiva;
- otimizar o trabalho dos professores, como a coleta de dados sobre o progresso dos alunos e o fornecimento mais rápido de feedback a eles.
Carlos menciona ainda a contribuição na formação dos estudantes, que são os profissionais do futuro e terão que dominar esses recursos. “O desenvolvimento de habilidades relacionadas às diferentes tecnologias impacta positivamente os alunos, auxiliando a preparação para o mercado de trabalho”, salienta. “Nesse processo, toda a sociedade será beneficiada. Afinal, são eles que desenvolverão e aperfeiçoarão tecnologias de grande valor para as pessoas, nas mais variadas áreas do conhecimento, como medicina, meio ambiente, direito, economia, engenharia, arquitetura etc.”
Plataforma Plurall
No Sistema Anglo de Ensino, a integração da tecnologia na educação ocorre por meio da plataforma Plurall. Líder de ensino digital no país, a solução disponibiliza materiais didáticos e atividades para os alunos, além de diversos recursos online para estudo e aprofundamento dos conteúdos, como tarefa complementar, “aula dada, aula estudada”, jogos, vídeos, animações e simulados, favorecendo a autonomia e o protagonismos dos estudantes. A plataforma também conta com tutores para responder as dúvidas que podem surgir durante a realização das atividades e em relação ao conteúdo do material didático.
Já os professores têm a possibilidade criar os próprios conteúdos, encaminhar atividades para a turma e visualizar o desempenho dos alunos nas tarefas e o engajamento na plataforma. Assim, conseguem explorar formas de personalização do ensino e diversificar as estratégias pedagógicas.
Os pais e responsáveis também pode acompanhar melhor a vida escolar de seus filhos, com acesso a ferramentas que ajudam a verificar o desempenho acadêmico e identificar eventuais dificuldades.