Traga os benefícios da cultura da infância para a sua casa
Falamos aqui e aqui sobre a importância de brincar e como as brincadeiras ajudam no desenvolvimento do seu filho. Ele aprende coisas novas em uma velocidade muito grande. Você pode participar desse processo e, acredite: isso pode ser leve e muito gostoso.
No conceito de cultura da infância, em que a criança é protagonista da aprendizagem, a escola dá todo o suporte para que esse aprendizado aconteça. Tão importante quanto ela, são as atividades que acontecem em casa.
Como em todos os outros processos ligados à educação do seu filho, é preciso haver parceria entre escola e família. Segundo a assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Débora Hoffmann, pais que brincam com seus filhos fazem muita diferença.
“Brincar é maravilhoso em qualquer idade e estudos neurocientíficos comprovam que baixa o nível de estresse. Então, aproveitar momentos juntos, com muita brincadeira, faz bem para toda a família”, explica.
No dia a dia
– Ensine as brincadeiras que praticavam em sua infância. Além de aproximar pais e filhos, isso gera na criança sentimentos de admiração, confiança e empatia;
– Estimule e permita que a criança experimente riscos adequados à sua faixa etária.
– Não exagere na proteção. Não podemos protegê-la em uma redoma de vidro. Cair, machucar, sujar fazem parte do processo e fortalecem a criança, ensinando-a a superar situações de dificuldade.
– Propicie novos materiais: já brincou com plástico bolha, papelão, folhas, galhos de árvores? Tudo custa pouco e fará mais sucesso do que brinquedo caro.
Desenhar
Para a criança, o desenho é sua linguagem natural. Ela narra, interpreta e incorpora o mundo em suas expressões.
Será que seu filho só brinca com tinta na escola, por exemplo? Quais são os limites colocados em casa? Calma, não precisa deixá-lo riscar todas as paredes para lhe oferecer cultura da infância, mas permita que ele também tenha contato com o desenho em casa.
Como? Desenhar no espelho com vapor, por exemplo. Esse é um olhar para o desenho e a expressão. As crianças adoram. Toda a produção, todo o desenho é fundamental para o seu filho. Participe de momentos simples como esse.
Você também pode separar um local especial para as tintas, os lápis, os papéis. Sente-se no chão, expresse a sua arte com o seu filho e veja como é bom voltar a brincar.