Estudantes colaboram com revisão de artigo científico em inglês sobre o estudo de doenças raras
Os alunos do Colégio Equilíbrio, de Jaboticabal, interior de São Paulo, foram os responsáveis por revisar um artigo científico em inglês produzido por cientistas da USP. Com o apoio dos professores, os estudantes puderam colocar em prática o conhecimento adquirido nas aulas de língua estrangeira.
O artigo “Why Studying Rare Diseases Is So Important” (na tradução literal: “Por que estudar doenças raras é tão importante?”) foi publicado na revista internacional Frontiers for Young Minds (Fronteiras para Mentes jovens), que possui conteúdo produzido por cientistas profissionais, e abre espaço para que os textos sejam revisados por crianças de vários países. O projeto ocorre pela segunda vez no Brasil e pela primeira vez no Estado de São Paulo.
Para Mônica Verardino, diretora do Colégio Equilíbrio, o projeto é uma grande oportunidade para que o colégio coloque em prática o ensinamento em sala de aula. “Estou muito orgulhosa pois mostra que nossos alunos são extremamente capazes, e que estamos no caminho certo”. Mônica também afirma que a oportunidade abre portas para que outros projetos sejam implantados na escola.
Além da diretora, fizeram parte da equipe o prof. Dr. Guilherme de Araújo Lucas, da USP – Ribeirão Preto, os professores Alex Adriano Chioda, de ciências, e Thiago Mendes Brunini, de inglês, a coordenadora do colégio Ana Cláudia Thomaz Polachini, e os alunos Fabio, João Victor, Luiz Carlos, Marcos e Maria Fernanda.