A convergência digital e a competitividade entre profissionais com competências cada vez mais diversas trouxeram novas demandas à sociedade, e a educação precisa se adaptar a esses novos tempos. O Sistema Anglo de Ensino deixou claro que está preparado para essa mudança de paradigmas educacionais na última convenção realizada entre os dias 28 e 30 de maio, em Atibaia.
Durante todo o evento, professores, assessores pedagógicos e educadores debateram sobre as ferramentas necessárias para otimizar o ensino nas escolas, do novo material com ênfase em Habilidades de Alta Complexidade até os métodos de acompanhamento individual dos alunos por meio de plataformas digitais. Uma das palestrantes foi a gerente da assessoria pedagógica Marli Costa. Junto aos assessores Heloísa Belini e Thiago Silvestre, ela falou sobre os métodos de acompanhamento das escolas e sobre as ferramentas utilizadas para medir a evolução de cada Instituição e de cada aluno.
Quem também falou sobre o acompanhamento dos alunos, dando ênfase a aprovações nos vestibulares, com significado para o aluno, foi o professor Francisco Zanella, o Pequê. Ele falou sobre como utilizar o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) para fazer melhorias constantes. “No último ano, o Anglo aprovou mais de 7,5 mil em cursos de exatas, 4,2 mil em humanas e quase 3 mil na área de biológicas. Esses resultados são sustentados por quatro pilares: aula, motivação, estudos e simulados”, afirma Pequê.
Terceirão Alfa
Uma das novidades apresentadas para as escolas durante a convenção foi o novo material do 3º ano do Ensino Médio, o “Terceirão Alfa”, que chegará às escolas já em 2018. “Ele vem com uma carga horária mais robusta, metodologias mais ativas e maior exigência nas tarefas. Nesse mundo de alta complexidade em que vivemos, é fundamental fazer com que o estudante saia do Ensino Médio capaz de pensar por si mesmo”, diz Paulo Moraes, diretor pedagógico do Sistema Anglo de Ensino.
Henrique Braga, gerente de conteúdo do Anglo e autor do Sistema Anglo de Ensino, apresentou a nova apostila. Ela vem junto ao Caderno HAC, um material de conteúdo híbrido (digital e analógico) que inclui práticas de aprofundamento de Habilidades de Alta Complexidade, onde estudantes potencializam, por meio de exercícios, a capacidade de correlação entre situações concretas e conteúdos teóricos para efetuar análises complexas e inter-relacionar conceitos. O aluno pode retomar conceitos vistos em sala de aula, e prosseguir em seu aprendizado através de vídeos disponíveis na plataforma digital, o Plurall.
Para 2019, o Anglo anuncia o material do Ensino Fundamental completamente reformulado, com novo currículo priorizando as habilidades socioemocionais, cujo conceito e aplicabilidade foram aprofundados no evento em uma palestra da educadora Letícia Lyle, diretora de currículo e avaliação da SOMOS Educação.
Plurall
A convenção ressaltou ainda a importância do Plurall, colocado como a principal ferramenta de otimização da plataforma digital do Anglo. O canal online de entrega de serviços e de comunicação entre professores, alunos e pais será otimizado constantemente para se tornar cada vez mais amplo. Hoje, através dele, o aluno pode acessar o caderno digital, assistir a vídeos, tirar dúvidas online, realizar simulados e tarefas. Já o professor é capaz de acompanhar o rendimento do aluno e se manter atualizado sobre a dificuldade de cada estudante, entre outros recursos.
tds as unidades anglo aderiram a essa ferramenta plural?