Projeto do Colégio Canello Marques foi realizado durante todo o ano e envolveu diferentes disciplinas
A expectativa de vida no país vem registrando significativos aumentos nas últimas décadas, o que é uma ótima notícia. Mas como o Brasil tem se preparado para atender as demandas desse envelhecimento? Em busca de entender sobre todo esse processo, o Colégio Canello Marques, São Paulo (SP), realizou uma ação envolvendo toda a comunidade escolar.
“Em muitas colocações os jovens desconheciam o cotidiano de nossos idosos, inclusive quando se tratavam de questionamentos sobre as pessoas idosas da própria família. Promovi muitas reflexões sobre o tema e, buscando aprofundá-las ainda mais, os provoquei a pensar que a elevação da expectativa de vida é uma situação consideravelmente nova em nosso país. Estamos vivendo mais e, esperamos assim continuar, é fundamental que seja com qualidade, até porque seremos nós os idosos do futuro”, conta a professora de geografia Elizea Nascimento.
O projeto foi estruturado para acontecer ao longo do ano, sendo assim, dividido em quatro bimestres. No primeiro, foi realizado um embasamento científico, onde estudantes pesquisaram dados estáticos que revelaram particularidades sobre os idosos: como vivem, seus anseios, necessidades, sentimentos e reclamações. A efeito comparativo, a pesquisa não se limitava apenas a realidades brasileiras, mas também de países desenvolvidos que são referências no atendimento desse grupo.
O segundo bimestre foi norteado pelos resultados do primeiro e foi quando teve início a captação de instituições dedicadas ao cuidado dos idosos. Foram estabelecidos contatos e o agendamento de visitas, buscando a aproximação e a experimentação da rotina nesses locais.
O trabalho de campo foi realizado no terceiro bimestre. Após uma campanha de doação onde foi arrecadado material necessários ao ambiente geriátrico, foi estruturada a logística para a entrega das doações. Foram organizados eventos artísticos, “chás da tarde” e dias dedicados aos jogos e conversas.
“Algumas casas não possuíam carências materiais, mas sim afetivas e nos solicitaram a doação apenas do tempo, da paciência e do carinho para com os idosos. Tantos momentos de partilhas que o resultado não podia ser outro: muita emoção e resgate da cidadania. Nossos alunos vivenciaram momentos singulares, que os deixaram encantados com tantas histórias divertidas e partilhas riquíssimas” conta Nascimento.
No final do ano, as experiências adquiridas foram partilhadas na feira cultural, que acontece anualmente no Colégio Canello Marques. Uma exposição chamada de “casa da avó e do avô” fazia referência ao aconchego familiar e servia comidas típicas da casa das matriarcas da família. Houve ainda um teatro: escrito, dirigido e encenado pelos alunos com o objetivo de reforçar o tema principal do projeto.
“Ao longo do ano letivo¸ observei mudanças em nossos alunos ao assumirem o papel multiplicador de sensibilizar, elucidar e conscientizar as pessoas sobre a importância da valorização e do respeito com idosos. Eles assumiram papeis de responsabilidade com as pessoas que conheceram, onde algumas viviam em quase total abandono. Mesmo com o término de nosso período avaliativo do projeto, o engajamento de alguns de nossos alunos, de seus familiares e de pessoas da comunidade não se concluiu, pois estes continuam contribuindo voluntariamente em algumas casas de repouso. Além de ter recebido relatos de familiares dizendo que o projeto promoveu a reflexão e transformou a relação entre os jovens e os idosos da família”, finaliza a professora.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.