Método é similar a uma foto, que representa a pessoa dentro de um contexto limitado
Os testes de aptidões são modalidades dos testes psicológicos. Eles podem servir de instrumentos de avaliação quantitativa de diferentes aspectos pessoais. Segundo a equipe do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo), para pensar nas vantagens e desvantagens do método, é necessário avaliar uma série de aspectos, como por exemplo, qual objetivo ele visa atender e de que modo ele será aplicado ou utilizado (por um profissional ou individualmente, na internet).
Pensar o teste vocacional como uma ferramenta que irá dar uma resposta de qual carreira seguir é uma compreensão um tanto simplificada do que pode ser um processo de orientação profissional. O teste em si tem a característica de dar uma resposta diretiva e adaptativa, ou seja, irá indicar quais são os interesses predominantes do estudante naquele momento e como ele se encaixa em um determinado perfil. Assim, pode ser entendido como uma foto, que representa a pessoa dentro de um contexto limitado.
Já o processo de orientação profissional tem como foco a integração de informações sobre aptidões e interesses para auxiliar a pessoa a construir um projeto de carreira. Este processo pode ser composto por testes, mas não é obrigatório o seu uso. A implicação do sujeito na escolha de sua profissão é fundamental, dessa forma a orientação profissional prioriza o espaço para reflexão sobre si mesmo (o autoconhecimento) e a pesquisa das informações sobre os diversos cursos superiores e profissões que compõem o mercado de trabalho.
Como fazer?
Segundo as psicólogas do SAP, se o objetivo da pessoa é procurar uma ajuda para pensar qual caminho profissional seguir, é interessante que busque um profissional especializado. Como existem testes psicológicos que são de uso exclusivo do psicólogo, é interessante que a pessoa se informe quais são os instrumentos ou os testes que apresentam validade técnico-científica. Para isso, pode buscar maiores informações no site do Satepsi (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos).
Na internet, é possível encontrar testes de aptidões e testes vocacionais, porém a validade destes são questionáveis, pois não se sabe se eles passaram por um procedimento científico de verificação e validação dos dados. Também vale ressaltar que há testes cujas respostas são vagas e diversificadas demais, portanto não contribuem para a definição da escolha, ou são sugestionáveis, gerando respostas que o sujeito consegue conduzir.
Sem dúvida, os testes psicológicos são orientativos e não conclusivos. Além de serem uma parte do abrangente processo de Orientação Profissional.