A proposta de ensino da Escola Stagium, de Diadema/SP, estimula a criatividade e o pensamento crítico por meio da ‘Experiência STG’
Em 2018, a Escola Stagium, localizada na cidade de Diadema/SP, decidiu criar uma nova abordagem de estudos para desenvolver habilidades como empatia, liderança e pensamento crítico entre seus alunos. A ‘Experiência STG’ trata-se de um projeto em que os estudantes buscam soluções criativas para problemas da humanidade. Eles foram desafiados a perceber seus incômodos com o mundo e, a partir disso, criar soluções de impacto por meio de ideias.
Dividida em quatro etapas, a experiência abriu portas para uma discussão social e global dentro da comunidade escolar. Na primeira parte, os alunos receberam a visita de pessoas externas à escola, batizadas de ‘provocadores’. Esses provocadores foram responsáveis por estimular novos olhares e o pensamento crítico. Entre os tópicos abordados, escolha de profissão, empreendedorismo, economia colaborativa, tecnologia e impacto social foram alguns deles.
Na segunda etapa, os estudantes participaram de uma dinâmica para avaliar a criatividade. Foi feita a simulação de um jantar com personalidades políticas e ativistas como Malala Yousafzai, Angela Merkel, Donald Trump e Kim Jong-un (impressos em tamanho real e dispostos em uma mesa). Cada participante teve três minutos para escolher uma única bebida rotulada e fazer um brinde com os convidados. Nos rótulos, palavras como sonho, coragem, coletividade, amor e medo estavam entre as opções.
Quinze alunos foram classificados para a 3ª fase que ocorreu de forma mais autônoma. Os estudantes tiveram quinze dias para analisar problemas que causam impactos negativos na sociedade e criar soluções. A pergunta ‘Como você pode ser um agente de mudanças positivas?’ serviu como guia. Cada participante teve quatro minutos para apresentar sua proposta e, entre elas, seis ideias passaram para a etapa final.
Na última parte da ‘Experiência STG’, os finalistas receberam orientações de um tutor convidado (professores, funcionários, coordenadores, familiares, amigos, etc) para discussões e elaborações de ideias. Depois de finalizados, os projetos foram compartilhados pelos alunos em um evento com toda comunidade escolar. Cada um teve doze minutos para fazer uma apresentação em forma de Ted Talk. A escolha do vencedor também foi feita neste evento.
Para a escola, a aplicação do projeto exige dedicação, disposição e entusiasmo e é um percurso de grande impacto positivo na vida do estudante, que experimenta conectar com o mundo real seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!