Ao todo, 110 discentes do 7º ao 9º ano participaram da ação
O projeto Meu Velho Amigo foi elaborado pelo Colégio John Kennedy, de Pirassununga (SP), com o objetivo de desenvolver a empatia dos estudantes com pessoas mais velhas. Juntamente com o Pulando Amarelinha – voltado para crianças carentes – a iniciativa faz parte dos desdobramentos do Projeto Jequitinhonha, em que alunos do Ensino Médio vão ao Vale de mesmo nome, em Minas Gerais, com a intenção de ajudar a população a qual vive em condição de pobreza.
A fim de realizar o encontro com os idosos, cada turma reservou uma tarde para conversar e escutar os 32 moradores do asilo São Vicente de Paulo. No primeiro semestre, a escola preparou os discentes do 7º ao 9º ano com materiais e atividades com o intuito de instruí-los e programar o evento. Isso porque os estudantes deveriam saber conduzir e compreender as expectativas de todos aqueles que iriam recebê-los no dia.
Durante todo o ano foram trabalhados: o papel do idoso na sociedade, o significado da velhice e a reflexão dessa população em suas diferentes etapas da vida. O Estatuto do Idoso, por exemplo, foi um dos conteúdos estudados em sala de aula.
Pensando em divertir os beneficiados, os alunos muitas vezes levam esmaltes e cartas de baralho. São essas algumas providências simples que fazem a diferença na hora da interação. Por vezes, acontecem também doações de papel higiênico, fralda geriátrica, luvas ou leite para atender alguma necessidade da instituição. No entanto, o grande objetivo é levar carinho e atenção.
Após o dia da ação no asilo, os discentes fizeram uma roda de conversa, explicaram o que sentiram e contaram sobre suas experiências. Há estudantes que voltam tristes porque o idoso não recebeu visitas da família, outros ficam sensibilizados porque o beneficiado não pôde sair da cama para o encontro, etc. Porém o sentimento dominante é a alegria por terem feito esse contato, pelo o que ouviram de histórias, sonhos e desabafos.
No ano passado, participaram 110 alunos e cinco professores acompanharam a atividade. A diretora pedagógica, Ana Lúcia Xavier de Souza, diz que em geral os alunos se envolvem tanto que pedem para voltar. A educadora conta ainda sobre um episódio em que os estudantes se organizaram por conta própria e fizeram uma visita especial de Natal – com direito a Papai Noel.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!