Estudantes treinam narração e ilustração no “Projeto 1º Livro”
Há mais de dez anos a Escola Educandário, de Santo André (SP), realiza o Projeto 1º livro no qual alunos das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I desenvolvem a escrita, a leitura e o desenho na elaboração de uma obra de autoria própria.
De forma concomitante, os estudantes se mobilizam para arrecadar doações para um asilo. Eles participam de todo o processo: confeccionam cartazes para serem dispostos pela escola, passam em todas as salas para avisar os colegas sobre os itens desejados – alimentos, produtos de higiene – depois ainda carregam as vans e fazem as entregas para os idosos.
Os projetos estão unidos já que os discentes têm a oportunidade de ouvir histórias dos mais velhos, relatos de vida, ao mesmo tempo que podem contar sobre o seu próprio livro, que em geral é uma narração fictícia.
Durante o ano os discentes se preparam na parte linguística com a leitura de livros paradidáticos e pesquisas. Já para a ação com os idosos, em cada disciplina é trabalhado um aspecto relevante para a ação. Em matemática, por exemplo, os alunos podem fazer um gráfico sobre o número de beneficiados com a iniciativa; em artes, confeccionar os cartões de Natal, e assim por diante.
No final do processo os jovens apresentam um musical infantil aos seus pais como encerramento do Projeto do 1º livro e, para os idosos são entregues cartas e é apresentado um coral.
A coordenadora pedagógica, Nathalie Lunardi Michelini, conta: “Podemos ver o brilho no olho das crianças em todas as etapas. Eles anseiam chegar ao segundo ano para fazer o projeto.” A educadora ainda completa: “Os alunos aprendem com alegria e prazer”.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós!