Manter comunicação com o colégio, informar-se sobre entrega de tarefas e apontar eventuais dificuldades são fatores fundamentais para o sucesso da aprendizagem
Participar da vida escolar dos filhos auxilia a aprendizagem, contribui para estreitar os laços familiares e é uma forma de os pais mostrarem o valor que dão para a educação.
“Acompanhar o desempenho escolar das crianças antes mesmo do final do primeiro bimestre e das primeiras provas também pode ajudar na antecipação de dificuldades e problemas que só seriam detectados nas avaliações”, diz Heloísa Belini, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino.
Uma das formas de fazer esse acompanhamento é os pais se manterem informados sobre o que está ocorrendo na escola. A maioria dos colégios tem um sistema de comunicação com os pais — site, aplicativos e mesmo via agenda — no qual eles informam as tarefas que estão sendo levadas para casa, solicitações de trabalhos e projetos que o aluno terá que desenvolver e as datas de entrega desses trabalhos.
“Acompanhar se o filho está cumprindo o que é pedido, perceber se ele está tendo dificuldade na hora de fazer a tarefa e informar a professora ou professor sobre isso é sempre muito importante, porque eles já podem começar a agir e trabalhar essas questões e também auxiliar a criança e os pais nesse processo”, afirma Heloísa.
Segundo ela, o que os pais devem evitar, e às vezes acontece muito, na ânsia de querer ajudar o filho, é fazer a lição por ele ou auxiliá-lo a realizar a tarefa. “Quando o aluno chega com a lição pronta e está tudo correto fica impossível para o professor saber se esse aluno está tendo dificuldade ou não.”
Para que o aprendizado realmente aconteça, a orientação é os pais deixarem a criança executar as atividades sozinha. “É importante acompanhar, mas não interferir — no sentido de ensinar, de fazer para a criança ou pela criança. Se ela não começar a desenvolver essa autonomia, ela vai ficar sempre dependendo de alguém que diga para ela se está certo ou errado ou que as ajude a fazer.”
Um cuidado importante, de acordo com a assessora, é não comparar a criança com os irmãos nem com os colegas de classe. “As crianças são diferentes e têm o seu ritmo próprio de desenvolvimento. Elas aprendem em tempos diferentes, e a gente precisa respeitar isso.” Nesse sentido, a melhor pessoa para dizer para os pais se o aluno está se desenvolvendo dentro do esperado para aquela faixa etária é a professora ou o professor.
No caso dos adolescentes, esse acompanhamento feito pelos pais deve continuar. Nas escolas parceiras do Sistema Anglo, por exemplo, os alunos do Ensino Médio fazem tarefas na plataforma online Plurall. Os pais cadastrados nesse sistema recebem informações da própria plataforma sobre o desempenho do filho na execução das tarefas e o que ele está fazendo ou deixando de fazer.
“Qualquer que seja a série do estudante, é importante que os pais estejam sempre em contato com a escola, usando os meios de comunicação do colégio, participando de reuniões, conversando e esclarecendo dúvidas com professores e coordenadores e buscando soluções para eventuais dificuldades. Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do aluno e para obter um melhor resultado”.