É preciso ir além das fórmulas e registrar estratégias de resolução de problemas; recurso não é suficiente para estudo da disciplina e deve ser aliado à prática de exercícios
Fazer resumo é uma estratégia de estudo usada por vários alunos em diferentes disciplinas. No caso da matemática, alguns estudantes têm dúvidas de como elaborar um bom resumo e se ele é realmente eficiente, já que o conteúdo inclui cálculos e fórmulas. Thales Athanásio, professor do curso e do Colégio Anglo São Paulo e autor de matemática do Sistema Anglo, dá algumas orientações nesse sentido.
Segundo ele, alguns cuidados são necessários ao fazer um resumo. Um deles diz respeito exatamente às fórmulas. “Elas são importantes, mas o resumo precisa ir além delas. Por si só, elas não vão resolver nenhuma questão. Muitas vezes, até são informadas na própria prova”, observa.
Um ponto importante, de acordo com o professor, é registrar estratégias de resolução de problemas, o que está por trás do uso da fórmula, e identificar palavras-chaves que levam para a teoria necessária para solucionar a questão. O aluno pode fazer anotações que remetem a isso. Por exemplo, em álgebra, a definição de valor máximo ou mínimo pode ser relacionada ao uso da função quadrática ou trigonométrica. Da mesma forma, uma questão de geometria que envolve triângulo ou polígono pode ser relacionada à obtenção, com o traço de uma perpendicular, de um triângulo retângulo. Isso será um bom caminho para a resolução da questão, pois permitirá trabalhar com as propriedades do triângulo retângulo que os alunos aprendem ao longo do curso.
Sobre incluir conceitos teóricos no resumo, Athanásio diz que isso vai depender do grau de conhecimento e domínio de cada aluno e também dos conteúdos que precisam ser estudados. “Para alguns estudantes, pode ser suficiente algo bem objetivo, enquanto outros precisarão rever o conceito e a aplicação. Às vezes, a teoria é simples, e a dificuldade está na execução.”
Outro aspecto que ele destaca é que vários conteúdos são sequenciais, ou seja, existe uma progressão de temas que vai levar para assuntos mais complexos. “Em geometria, por exemplo, como as primeiras aulas são sobre assuntos muito básicos, os alunos costumam levar isso de forma tranquila e alguns não se esforçam muito nesse momento. O problema é que depois isso vai ser usado para resolver coisas mais complexas. Se o estudante fizer um resumo desde o começo, fica mais fácil essa retomada”, aponta.
O professor também alerta que, na matemática, só fazer resumo não é garantia de sucesso, pois é necessário treinar também com exercícios. “O resumo é um ótimo recurso para retomar conteúdos, mas não exclui a prática da resolução de exercícios. É importante ter esse treino para ganhar repertório e ter mais chances de sucesso”.