Ensino híbrido, que combina aula expositiva com recursos digitais, e sala de aula invertida, em que conteúdos passados previamente são abordados em encontro ao vivo, constituem alguns exemplos
As metodologias ativas — como ensino híbrido, design thinking, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida, entre outras — são práticas pedagógicas que visam aumentar o engajamento e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia, em que o encontro presencial deixou de ser um recurso possível e escolas e professores foram forçados a repensarem suas práticas, essas abordagens podem ser aplicadas na educação a distância, para motivar os alunos a se envolverem mais com os estudos.
Márcio Miranda, um dos autores do Guia de Metodologias Ativas do Sistema Anglo, explica que, com o ensino remoto, os professores dividiram as atividades em síncronas — como as aulas ao vivo, por meio de aplicativos — e assíncronas — como os vídeos e indicações de leitura realizadas remotamente. Nesse contexto, uma possibilidade é o ensino híbrido, que combina aula expositiva com recursos digitais.
“Quando um aluno assiste a um vídeo enviado pelo professor, ele já toma contato com o objeto de conhecimento e inicia o processo de organizar conceitos, fatos, propriedades, resultados etc. Quando isso é feito previamente, o encontro ao vivo passa para um patamar mais interessante, pois ele vai focar na análise dessas informações, que já foram transmitidas anteriormente”. Segundo ele, esse formato passou a ser muito importante nos tempos atuais, pois é impossível imaginar que os alunos permaneçam na frente do computador o mesmo tempo que ficavam presencialmente na escola.
O autor dá outro exemplo: “Quando os alunos recebem os conteúdos previamente, e o professor realiza um encontro ao vivo para resolver exercícios sobre esse tema, ele se vale da sala de aula invertida”. Propor um projeto, orientar os alunos e solicitar que eles façam pequenas reuniões para definir responsáveis para determinadas entregas também é outra possibilidade que envolve metodologias ativas.
De acordo com Miranda, o uso de metodologias ativas possibilita aprendizagens significativas, pois permite que elas se conectem ao saber prévio dos alunos. “O aluno amplia seu repertório e sua capacidade de ler o mundo. Além disso, essas abordagens, em sua maioria, pressupõem atividades cooperativas, discussões, negociações e interações entre eles, levando ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.”
Para ele, esse momento de ensino remoto pode ser uma oportunidade para os professores exercerem papéis decisivos nos processos educacionais. “Da noite para o dia, aprendemos a gravar vídeos em casa, editá-los, realizar conferências ao vivo por novos meios de comunicação, configurar microfone, improvisar suportes para apoiar celulares. Como pesquisadores contínuos das nossas práticas pedagógicas, é imperativo refletir sobre cada decisão, cada formato e cada estratégia. É fundamental pensar sobre todo o processo para que saiamos fortalecidos dessa situação.”
O Guia de Metodologias Ativas do Sistema Anglo pode ser conferido no link.