Destinados aos alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, vídeos juntam temas de interesse e da cultura pop com conteúdos de estudo de forma leve e divertida
Falar diretamente com os alunos do Anglo e levar até eles temas atuais, que despertam a curiosidade e criam engajamento, estabelecendo uma relação com conteúdos de estudo, de modo a enriquecer o repertório dos estudantes. Essa é a proposta da Playlist Caverna do Leão, disponível no canal do Anglo no YouTube, desde julho deste ano. A cada semana, um novo episódio vai ao ar, sempre às quintas-feiras, às 17h. Os vídeos, de 7 a 8 minutos, em média, são destinados aos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio.
Apresentado por atores, que fazem o papel de alunos, os programas mostram os estudantes compartilhando as informações que estão estudando, sempre conectadas a uma atualidade ou assunto de interesse, como a cultura pop. Os episódios já juntaram, por exemplo, o grupo One Direction e divisão celular, Blackpink e apropriação cultural, e a série The Good Place e ética. Também abordaram temas como pandemias, ciclones e furacões e a nova nota de 200 reais.
“Ao unir informação e diversão, a ideia é produzir um conteúdo leve, que não tem o peso de assistir uma aula, mas que possibilita aprender algo, de forma rápida. Além disso, falar de uma maneira descontraída, de igual para igual, usando a linguagem dos youtubers, cria uma identificação imediata com os estudantes”, diz Leandro Lamella, ex-aluno do Anglo, idealizador do projeto e gestor de operações da MKT Virtual. A empresa, em parceria com a produtora audiovisual Mocotó, é a responsável pela elaboração, curadoria e roteirização dos vídeos.
Lamella conta que o nome “Caverna do Leão” remete a um lugar seguro para compartilhar conteúdo e faz referência a uma série de elementos, como a Caverna do Dragão (animação dos anos 1980), o Mito da Caverna, de Platão, e também à marca do Anglo (leão).
Uma das vantagens dos vídeos, segundo ele, é a possibilidade de trazer assuntos que estão na pauta do dia com agilidade. “Apesar do material do Anglo ser extremamente atualizado, não tem como ele tratar do que ocorreu naquela semana ou pegar o meme que fez sucesso nos últimos dias É esse tipo de conexão que a Caverna do Leão permite — conseguir usar o que está acontecendo hoje para ensinar uma coisa que é super importante para o aluno.”
De acordo com ele, ao usar essa fórmula, o resultado foi um produto que não está mais restrito só aos estudantes do Anglo, mas que é útil para qualquer pessoa. “Ele é extremamente funcional nesse sentido de juntar informação e entretenimento.”
Para Raphael Paz, analista de customer success da agência MKT Virtual, essa iniciativa permite ver como a comunicação do Anglo evoluiu e encontrou diferentes formas, ao longo do tempo, de estar sempre próxima do seu público. “O que está mais em alta hoje para os jovens do que um youtuber? O Anglo está se atualizando constantemente para acompanhar as áreas de interesses dos alunos e criar conteúdos relevantes e que ajude nos estudos.”