Proximidade e parceria da família com a escola são determinantes para garantir a participação das crianças nas atividades e viabilizar a aprendizagem
Com a pandemia, o ensino remoto passou a ser uma nova realidade na educação. Mesmo depois de mais de um ano no ambiente digital, o desafio continua, especialmente para as crianças, pais e professores da educação infantil.
“Alunos e educadores tiveram que mudar o seu dia a dia, e a sala de aula foi transferida para o ambiente doméstico. As crianças também sentiram a falta da escola e dos amiguinhos e de todas as interações que acontecem no espaço escolar”, afirma Marcia Sousa, assessora pedagógica do Sistema Anglo. “Para os pais não foi diferente, pois tiveram que conciliar o trabalho remoto com a rotina da escola.”
Ela considera que, apesar das dificuldades, essa situação tem trazido novos ensinamentos para todos. “A rotina foi um ponto determinante para que as crianças continuassem a manter o vínculo com as suas professoras. As brincadeiras de faz de conta, as contações de histórias, as aulas de culinária e de matemática sendo contextualizadas e apoiadas pelos objetos da casa fizeram parte também desse novo cenário. E tem dado muito certo, conforme os relatos que ouvimos das escolas parceiras do Anglo.”
A assessora conta que para adequar as propostas para as crianças, foi necessário desenvolver diferentes estratégias. “Manter as crianças conectadas às aulas online precisou de muito diálogo e combinados com as famílias. A organização das atividades semanais e a realização das tarefas de casa também foram determinantes para que as crianças participassem ativamente das aulas síncronas e assíncronas.”
Marcia diz que houve ainda cuidado com o tempo de duração das atividades. “Sabemos que as crianças se cansam de uma mesma proposta. Para mantê-las atentas, foi preciso diversificar as aulas com os especialistas de música, educação física e de outras áreas. A brincadeira e a diversão são os diferenciais da educação infantil.”
Em relação às famílias, para superar as dificuldades desse momento, a assessora destaca que a proximidade e a parceria com a escola são determinantes para entender a proposta pedagógica e o objetivo a ser conquistado.
“Uma dica importante para os pais é apresentar para as crianças a sua rotina, um calendário com as atividades da casa e da escola. Assim, elas compreendem melhor a situação e se sentem pertencentes”, sugere. “O uso do uniforme e o preparo do lanchinho também podem fazer parte do processo.” Ela indica ainda fotografar as aulas para a criança acompanhar a sua evolução. “O ensino remoto nos trouxe o espaço da aprendizagem em qualquer lugar e a todo momento, e essa conquista é de todos”, conclui a assessora.