Qual é a melhor forma de revisar os conteúdos aprendidos ao longo do ano?

Confira dicas para uma revisão direcionada e produtiva na reta final das provas

Fazer uma boa revisão vai muito além de ler os principais tópicos de determinada disciplina. Segundo Rodrigo Machado, autor de Química do Sistema Anglo, o principal erro dos estudantes é gastar tempo em longos resumos e conteúdos já aprendidos.

“A escolha dos conteúdos a serem revisados deve ser feita com base em estatísticas de incidência ou mesmo em questões feitas ao longo do ano. Durante a resolução de determinada questão, à medida que forem surgindo as dúvidas, é preciso parar e buscar o conteúdo teórico ou exercícios resolvidos desse assunto”, explica Machado.

Para ajudar quem deseja fazer uma revisão mais direcionada e produtiva, o autor separou quatro dicas fundamentais. Confira:

– Fazer provas antigas do vestibular de interesse. A principal vantagem dessa prática é se familiarizar com a prova. Isso permite que o estudante conheça como os conteúdos são cobrados e o nível de dificuldade das questões. 

– Para questões discursivas, ele afirma que é importante o aluno treinar a elaboração de respostas. “Não basta apenas conhecer o conteúdo cobrado, mas também como isso será organizado no espaço de resposta, tendo em vista que esse espaço é limitado e, na maioria dos casos, existe mais de um item para ser respondido”, diz. 

– Escolher os conteúdos a serem revisados com base em estatísticas de incidência, como as fornecidas pelo Anglo Analisa, por exemplo. Com a aproximação das provas, escolher os conteúdos mais cobrados é uma forma de ganhar tempo e ser mais assertivo na revisão. 

– Escolher os conteúdos teóricos a serem revisados com base em questões. “Em vez de ficar lendo teoria a todo momento, vale a pena resolver questões e, à medida que forem surgindo as dúvidas, buscar a teoria ou mesmo exercícios resolvidos desse assunto”, explica o autor.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *