Os educadores podem promover metodologias ativas, baseadas na resolução de problemas para as turmas
Nas escolas, as crianças e adolescentes são introduzidos a uma ampla variedade de conteúdos, comumente trazidos de maneira expositiva, com o professor explicando e a classe ouvindo. No cenário educacional, aulas práticas, em que o aluno coloca a mão na massa e chega às conclusões por conta própria, são essenciais, dado que permitem um comportamento pesquisador.
“Pensando tanto na criança quanto no adolescente, no contexto da escolarização, esse tipo de postura, de investigar, aprender e sistematizar é a base de toda a aprendizagem”, comenta Gabriel Antonini, autor do Sistema Anglo.
Logo, é importante que os profissionais estejam atentos para diversificar as suas abordagens de ensino, dando espaço para os estudantes desenvolverem o seu protagonismo.
Como é possível incentivar os estudantes a questionarem, pesquisarem e anotarem as próprias conclusões?
“Uma forma de incentivar esse tipo de postura é por meio da escolha de metodologias que permitam uma participação mais ativa. Algumas opções, como a aprendizagem baseada em problemas, possuem uma abordagem mais investigativa de aprendizagem, que criam oportunidade de pesquisa e sistematização”, explica Antonini.
“Também é importante que os temas trabalhados sejam contextualizados e de interesse dos alunos, pois isso aumenta o engajamento e favorece uma postura curiosa e questionadora”, destaca. Sendo assim, para garantir uma participação comprometida das turmas, os educadores devem pensar em assuntos e atividades que dialoguem com o contexto e cotidiano das crianças e adolescentes.
Quais vantagens o comportamento pesquisador dos estudantes traz?
“Um comportamento pesquisador permite o desenvolvimento de habilidades como a capacidade de curadoria de informações, análise de dados e a síntese e sistematização de conteúdos ou conceitos”, aponta Antonini.
Segundo o autor, essas habilidades possuem diversas aplicações na vida adulta, incluindo áreas do mercado de trabalho. Além disso, desenvolver a capacidade de buscar um conhecimento que está sendo necessário para a compreensão de alguma situação permite que o aluno consiga exercer melhor sua cidadania.